Governo de SP anuncia reabertura de cinemas, teatros e academias para cidades na fase amarela; Mauá é beneficiada

Por Portal Opinião Pública 03/07/2020 - 14:26 hs
Foto: Freepik

 

O governo do Estado de São Paulo anunciou, na tarde desta sexta-feira (3), a reabertura de salas de cinema, teatros e outros setores culturais. Serão exigidos protocolos rígidos de controle e horário reduzido. No entanto, esses setores comerciais só serão retomados após permanência de no mínimo quatro semanas na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo. Em Mauá, nas outras cidades do Grande ABC e na Capital, por exemplo, que entrou na classificação no dia 29 de junho, poderá reabrir em 27 de julho – caso se mantenha no mesmo patamar ou mais avançado até lá. Academias também foram liberadas para reabrir com 30% da capacidade, a partir da próxima segunda-feira (6).

Pelo plano inicial, a abertura era prevista apenas para a Fase 4 – Verde.

Segundo os protocolos divulgados pelo governo de São Paulo, as academias terão que respeitar algumas regras: no máximo 30% de ocupação, seis horas de funcionamento, apenas atividades individuais e fechamento de vestiários. Já eventos como museus, galerias, acervos, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros, etc. só poderão funcionar com público sentado, 40% da ocupação máxima também por no máximo seis horas e sem consumo de alimentos e bebidas.

Todas as atividades obrigam uso de máscaras de proteção, respeito aos protocolos pré-estabelecidos e controle de pessoas.

Nova classificação do Plano São Paulo

O governo de São Paulo divulgou a atualização das regiões do Estado de acordo com o plano São Paulo de reabertura da economia de acordo com fases. As cidades do Grande ABC (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), a Capital e os municípios da região sudoeste (Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista) se mantêm na fase amarela, onde bares, restaurantes e salões de beleza podem abrir por seis horas por dia.

As regiões que estão na fase laranja são: Araraquara, Barretos, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Taubaté, Baixada Santista e partes da Grande SP.

Já as regiões que ficarão na fase vermelha, a mais restritiva de todas, são: Araçatuba, Campinas (rebaixada para esta fase após piora nos índices de saúde, como ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Sorocaba, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Piracicaba e Registro.