Santo André vem se destacando das demais regiões de SP no percentual de vendas e locações de imóveis

Por Portal Opinião Pública 09/07/2020 - 16:35 hs
Foto: Pixabay

 

A cidade de Santo André, localizada no Grande ABC, é um dos municípios que vem se destacando no Estado paulistano devido seu potencial de empregabilidade. Isso se dá, principalmente, pela grande qualidade de indústrias presentes na região, que incluem companhias de engenharia química, têxtil, petróleo, produtos de metal, metalurgia e impressos. 

Em linhas gerais, Santo André é uma cidade industrial, que tem grande representatividade nacional e, que para seus moradores, ainda traz uma questão bastante importante no quesito de qualidade de vida: mais de 60% da área total do município está protegido por leis ambientais, especialmente ao que se refere à prevenção de suas riquezas naturais, principalmente nascentes de água. 

A união desses fatores, hoje em dia, torna Santo André um importante polo de busca por imóveis, tendo sido ultimamente uma das cidades que mais se destacam no percentual de procura por imóveis para compra e aluguel. 

Pensando nesta realidade, este post visa oferecer a você algumas dicas importantes para aprender a se preparar para buscar por oportunidades de negociações imobiliárias, demonstrando as diferenças e prós e contras entre alugar e comprar imóveis em Santo André. Acompanhe!  

1. Aluguel versus compra: qual opção é melhor para mim?

Uma das maiores decisões que qualquer pessoa pode tomar em sua vida é comprar uma casa. Alguns compradores de imóveis podem se perguntar se a decisão de comprar uma casa é a decisão certa para eles, uma vez que a pessoa, em média, muda de ideia a respeito de sua decisão a cada cinco a sete anos. Ao levar essas informações em consideração, muitas pessoas se perguntam se a compra de uma casa é a melhor opção para elas. No entanto, existem muitas vantagens em comprar uma casa. Mas, existem desvantagens, o que significa que alugar pode ser a melhor opção para elas. A melhor maneira de saber se comprar ou alugar é a melhor situação; o indivíduo deve examinar sua situação para tomar a decisão certa. 

2. Vantagens de alugar um imóvel

Eis algumas vantagens de aluguel que os consumidores podem querer considerar: o investimento inicial para alugar uma casa ou apartamento é bastante baixo. Os compradores geralmente precisam ter entre 5 e 10 vezes para se mudar para uma casa do que alugar um apartamento. Alugar custa menos dinheiro. Os fundos que normalmente seriam usados ​​para um adiantamento ou pagamentos mais altos de hipotecas podem ser investidos em contas de poupança que geram retornos mais altos. Isto é especialmente verdade em situações em que a propriedade é vivida pelo locatário por menos de quatro anos. O locatário tem responsabilidade limitada porque não precisa cuidar de reparos. O proprietário é responsável por essas tarefas. Ao possuir uma casa, o proprietário é responsável por todos os custos de reparo. O locatário tem menos impacto tributário em sua situação financeira. O locatário não é afetado por itens como impostos sobre a propriedade que podem variar com frequência. O locatário pode conseguir um orçamento mais fácil. O aluguel é um valor fixo e pode até incluir serviços públicos no valor do aluguel. Um valor fixo pode permitir que o locatário defina um orçamento mais facilmente porque o custo do aluguel é definido. O locatário tem mais mobilidade e flexibilidade para se deslocar, pois os aluguéis tendem a ter curto prazo. Os custos do seguro são mais baixos para os locatários, porque o locatário só precisa garantir o conteúdo do imóvel alugado e não a própria estrutura. O custo para se mudar é menor. 

3. Coisas a saber antes de alugar uma casa

Se você está de olho em um apartamento para alugar em Santo André, saiba que, apesar das vantagens do aluguel, há algumas coisas que os locatários devem levar em consideração antes de optar por alugar. O locatário deve saber o que o contrato pode ou não fazer antes de assinar. As leis locais nem sempre cobrem as condições cobertas pelos contratos de aluguel. O aluguel do inquilino é juridicamente vinculativo no que diz respeito às condições de vida e aos direitos do locatário. O locatário deve saber como proteger seu depósito de segurança. Isso pode ser feito através de um passo a passo antes de assinar um contrato de locação. Todo dano pré-existente deve ser documentado. O locatário deve conhecer a apólice de seguro do locatário. O seguro do locatário protege o locatário contra danos e perdas devido a inundações, incêndios, assaltos e outros eventos adversos. 

4. Vantagens de comprar um imóvel

Agora, se você está interessado em apartamentos à venda em Santo André, verifique algumas vantagens de comprar um imóvel: há casos em que o custo da propriedade pode ser menor que o aluguel. O comprador tem o controle da propriedade e percebe que a aquisição da casa é um ganho de capital. O comprador possui economias "forçadas", o que pode ser importante quando o comprador paga o saldo em um montante substancial. O comprador experimenta a liberdade pessoal ao redecorar, remodelar ou fazer melhorias como bem entender em todo o imóvel. O comprador experimenta menos restrições. Há um número menor de regras que o comprador deve cumprir, o que inclui certas restrições quanto a animais de estimação, crianças e barulho. Quando os pagamentos de um financiamento são feitos no prazo, o proprietário pode obter uma melhor classificação de crédito junto a empresas financeiras. 

5. Coisas a considerar ao comprar um imóvel

Apesar das várias vantagens, há algumas coisas que os compradores precisam saber e estar cientes antes de optar por comprar um imóvel: o comprador é responsável por mais do que o pagamento do financiamento. Existem também impostos, seguros, manutenção e reparos para se preocupar. Também pode haver quotas de condomínio a considerar. O proprietário tem menos flexibilidade para se mover. Depois de comprar uma casa, não há muita flexibilidade na escolha de um novo emprego em outra cidade. O mercado e os preços das casas flutuam, então, a valorização ou desvalorização do valor do imóvel depende de quando a casa foi comprada, seja durante um período de expansão ou de queda. A propriedade pode não apreciar a taxa que o proprietário antecipa, deixando o proprietário sem lucro quando planejar vendê-la – e, ainda, em caso de ganho de capital, pagar imposto de renda por isso.