Parques de Mauá voltam a reabrir nesta segunda com restrições

Por Portal Opinião Pública 20/07/2020 - 10:50 hs
Foto: Divulgação / PMM

Os espaços passam a abrir em horários restritos com obrigatoriedade de máscara e distanciamento social

Retornam às atividades, a partir desta segunda-feira (20), os parques públicos de Mauá, porém, com medidas restritivas a fim de impedir a propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente responsável pela doença da Covid-19. Dessa forma, os parques ecológicos do Guapituba, Gruta Santa Luzia e da Juventude reabrirão sob obrigatoriedade no uso de máscaras e proibição das aglomerações de pessoas.

Segundo o prefeito Atila Jacomussi (PSB), a retomada, assinada por meio do decreto municipal 8.733, segue à flexibilização do Plano São Paulo, estabelecido pelo governador João Doria, na qual a região do Grande ABC se encontra na Fase 3 (amarela). A medida também segue em conjunto às diretrizes adotadas por outros municípios da região, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Dessa forma, os espaços públicos reabrem as portas de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h, e aos domingos entre 7h e 13h. Além do uso de máscara, o dispositivo assinado por Atila prevê que os frequentadores devem se manter 1,5 metro de distanciamento entre si, os bebedouros somente serão usados para encher garrafas ou copos particulares e seguem vetadas atrações que possam gerar aglomerações internas.

O governo pode realizar medições sanitárias nas entradas dos parques, como monitorar a temperatura corporal dos munícipes, e caso seja aferida o número a partir de 37,5º C, funcionários recomendarão a procura de atendimento na rede municipal de Saúde. “Serão realizadas apenas atividades que respeitem as regras sanitárias. Uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e outras ações de segurança serão tomadas”, disse o prefeito.