“Não é por ser mulher, é pela capacidade”, afirma Wanessa Bomfim sobre a participação feminina na política

Por Portal Opinião Pública 23/07/2020 - 09:44 hs
Foto: Divulgação
“Não é por ser mulher, é pela capacidade”, afirma Wanessa Bomfim sobre a participação feminina na política
Segundo Wanessa Bomfim, intenção é repetir esses encontros entre as pré-candidatas

Advogada coordenou encontro com pré-candidatas a vereadora para falar sobre a necessidade da participação feminina na vida política da cidade 

A advogada Wanessa Bomfim coordenou, na tarde desta segunda-feira (20), um encontro entre pré-candidatas e companheiras de pré-candidatos a vereadores do Podemos e do PSD (Partido Social Democrático) para falar sobre a importância da participação feminina na política municipal. A reunião ocorreu no diretório do Podemos e teve a presença de aproximadamente 20 mulheres.

Defensora contumaz do ingresso de mais mulheres na vida pública em níveis municipal, estadual e federal, Wanessa comandou o bate-papo com as convidadas pontuando que, para haver uma mudança neste cenário, é necessário às mulheres entender o poder que elas têm e como é possível trabalhar em conjunto no intuito de buscar melhores oportunidades.

Lembrando que o eleitorado feminino corresponde a mais de 51% da população com direito a voto no Brasil, a advogada incentivou as participantes a conversarem com outras mulheres sobre política, visando a criação de uma consciência em relação ao desequilíbrio visto nos poderes Legislativo e Executivo. Em Mauá, por exemplo, não há mulheres entre os 23 vereadores da atual legislatura. Já na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), dos 94 deputados estaduais eleitos em 2018, apenas 19 são do sexo feminino, ou seja, pouco mais de 20%, número ligeiramente maior frente a bancada feminina eleita para a Câmara Federal há dois anos, que representa apenas 15% dos parlamentares da Casa (77 deputadas entre 513 cadeiras).

Ao Jornal Opinião Pública, Wanessa ressaltou que sua intenção ao realizar esse tipo de encontro e outras ações, como o programa “Live com Wanessa Bomfim” – que estreou na última semana em seu Facebook -, e a ação “Não é Favor, é Direito” (leia mais na página 6), é estimular o debate e a apresentação de ideias que possam colaborar com o desenvolvimento desta pauta. A advogada, porém, não deixou de destacar a competência feminina como uma das principais características.

“Não é por sermos mulheres que devemos participar mais ativamente da vida política de nossa cidade, é porque temos a capacidade de contribuir com a sociedade. Sabemos como administrar nossos lares, como cuidar dos nossos filhos e temos competência para ajudar a organizar e fiscalizar nossa cidade”, disse Wanessa, avisando que novas reuniões serão realizadas.

Candidata a deputada estadual nas eleições de 2018 e mulher mais votada na cidade para o cargo, Wanessa reforçou ainda que o debate em torno deste tema precisa alcançar os homens, e que elas não estão tentando tomar o espaço de ninguém e sim buscando mais equilíbrio.

“A nossa luta não é para fazer com que as mulheres entrem à força na política e sim para mostrar que temos competência, trazendo um equilíbrio maior entre nossos representantes. Não temos uma mulher como vereadora na cidade, atualmente, em uma Câmara onde há 23 parlamentares. O secretariado da Prefeitura também é composto quase que em sua totalidade por homens. Precisamos desta diversidade, do olhar mais sensível da mulher para determinadas questões para termos uma sociedade mais igualitária”, pontuou a advogada.

Por fim, Wanessa Bomfim agradeceu o apoio da deputada federal Renata Abreu, líder do Podemos, e do pré-candidato a Prefeitura de Mauá, João Veríssimo. “A deputada Renata Abreu tem contribuído com nossa iniciativa e nos incentivado a expandir esse diálogo com as pré-candidatas do Podemos, pois assim como nós, ela entende que a participação feminina na política é fundamental. Também agradeço o juiz João Veríssimo pelo apoio e pela participação das pré-candidatas do PSD”, finalizou.