Parques de Mauá são reabertos com restrições a frequentadores

Por Portal Opinião Pública 23/07/2020 - 10:25 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Parques de Mauá são reabertos com restrições a frequentadores
Gruta Santa Luzia e outros parques da cidade seguirão medidas restritivas para reabrir portas

Os parques públicos de Mauá voltaram a ser abertos à população nesta segunda-feira (20). Os frequentadores, entretanto, só poderão adentrar aos parques utilizando, obrigatoriamente, as máscaras de proteção. Além disso, fica proibida as aglomerações nesses locais. As medidas restritivas foram adotadas a fim de impedir a propagação do novo coronavírus e valem para os parques ecológicos do Guapituba, Gruta Santa Luzia e da Juventude.

Segundo o prefeito Atila Jacomussi (PSB), a retomada, assinada por meio do decreto municipal 8.733, segue à flexibilização do Plano São Paulo, estabelecido pelo governador João Doria (PSDB). Atualmente, a região do Grande ABC se encontra na Fase 3 (amarela). A medida também segue em conjunto às diretrizes adotadas por outros municípios da região, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Com a autorização, esses espaços públicos poderão abrir as suas portas de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h, e aos domingos entre 7h e 13h. Além do uso de máscara, o dispositivo assinado pelo prefeito prevê que os frequentadores devem se manter 1,5 metro de distanciamento entre si, os bebedouros somente serão usados para encher garrafas ou copos particulares e seguem vetadas atrações que possam gerar aglomerações internas.

O governo poderá, ainda, realizar medições sanitárias nas entradas dos parques, como monitorar a temperatura corporal dos munícipes, e caso seja aferida o número a partir de 37,5º C, funcionários recomendarão a procura de atendimento na rede municipal de Saúde. “Serão realizadas apenas atividades que respeitem as regras sanitárias. Uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e outras ações de segurança serão tomadas”, disse o prefeito. 

Entre os menores índices de vulnerabilidade 

De acordo com dados de um levantamento realizado pelo Instituto Votorantim, Mauá está entre os seis de 39 municípios que integram a Região Metropolitana de São Paulo com menor índice de vulnerabilidade diante da Covid-19. No Grande ABC, a cidade é a terceira colocada na pesquisa, que avalia de 0 a 100 o índice de exposição e risco da população ao coronavírus. Quanto mais alto o valor, maior é a fragilidade do município.

Segundo o estudo, Mauá registrou o índice de 42,31, ficando apenas atrás de São Bernardo do Campo (30,06), São Caetano do Sul (38,61), Cajamar (39,18), São Paulo (41,17) e Santana de Parnaíba (41,51). No Grande ABC, a cidade registra dados melhores que Santo André (43,44), Ribeirão Pires (44,20), Rio Grande da Serra (44,54) e Diadema (46,41).

A análise leva em consideração as condições de tratamento aos pacientes, número de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), disponibilização de respiradores, quadro financeiro, organização da rede pública de Saúde, entre outros fatores. Mauá conta com 30 leitos do Hospital Municipal de Campanha, o Cecco (Centro Especializado de Combate ao Coronavírus) e 49 do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, entre retaguarda e UTIs.