Retorno às aulas em setembro é temerário

Por Portal Opinião Pública 30/07/2020 - 13:37 hs
Foto: Divulgação

A intenção do governo do Estado de São Paulo de marcar o retorno às aulas da rede pública e privada para o início de setembro é temerária e não leva em conta as dúvidas de pais e funcionários da Educação e a segurança dos alunos. O número de infectados e mortos pela Covid-19 no Estado, apesar de estar estacionado, ainda permanece alto. São mais de 21 mil mortos e 500 mil casos confirmados.

Embora tenha imposto uma série de critérios –e neste caso todos os municípios do Estado seguirão as mesmas regras – o que mais gera insegurança é a do retorno gradativo dos alunos. De imediato, vai sobrecarregar professores. Se uma parte dos alunos retorna e a outra continua a receber conteúdo online, o professor vai ter jornada dupla, pois dará as aulas presenciais e depois tem de dar conta dos alunos que vão continuar a receber o conteúdo online. Não parece ter sido considerado na discussão dos critérios aqueles que vão se sobrecarregar neste desenho.

E quanto à segurança dos pais e de seus filhos? Tenho três filhos, o mais velho está com 14 anos e considero que ele é o único que eu me sentiria mais confortável em mandar para as aulas presenciais, justamente por ter mais condições em cumprir os protocolos sanitários. Os mais novos – um tem 10 anos e o mais novo, 6 – não me sinto seguro, principalmente o mais novo, que ainda está na educação infantil.

Esta discussão deve ser ampliada para que todos nós possamos ter condições de tomar esta decisão de forma mais madura e segura.

Frank de Mello é professor e pré-candidato a vereador pelo PDT de Mauá