Ivany Moura é pré-candidata a vereadora em Mauá pelo Patriota

Por Portal Opinião Pública 20/08/2020 - 09:46 hs
Foto: Divulgação
Ivany Moura é pré-candidata a vereadora em Mauá pelo Patriota
Ivany Moura é conhecida por seu trabalho e ações sociais em defesa das mulheres e da família

 

Defensora de mais ações sociais voltadas para a sociedade e dos direitos da mulher, a GCM (Guarda Civil Municipal) e missionária da igreja Assembleia de Deus – Ministério Casa Verde Alta, Ivany Moura, confirmou sua pré-candidatura a vereadora nas eleições municipais de novembro pelo Patriota.

Nascida e criada em Mauá, casada com o pastor Carlos Jesus e mãe de um casal de filhos, Ivany é bastante conhecida na cidade por conta de seus trabalhos sociais, especialmente nas ações voltadas para as mulheres, como o projeto ‘Mulheres em Construção’, criado em 2016 com intuito de dar suporte a mulher e a família. Em seu trabalho de mais de 25 anos na GCM, ela também foi responsável pela criação da “Patrulha Maria da Penha”, iniciativa que atua no apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e pela qual ela foi homenageada na Câmara de Mauá e na Faculdade Metodista em 2016, reconhecida pelo empenho e desempenho em seu trabalho.

Em entrevista ao Jornal Opinião Pública, Ivany contou um pouco de sua trajetória e os motivos que a levaram a encarar o desafio de uma nova pré-candidatura ao Legislativo da cidade. Confira abaixo os principais trechos. 

Motivos para ingressar na política 

“(Decidi entrar na política) Devido a ter identificado a necessidade de amparar, dentro da lei, as mulheres vítimas de violência doméstica e fazer o município dar a essas vítimas o que lhe é de direito. Já fazemos um trabalho sobre violência doméstica, mas precisamos trazer para o município políticas públicas mais sérias para as mulheres e com comprometimento com a sociedade”. 

Quadro político municipal na atualidade 

“Vejo que é tempo de renovar o nosso Legislativo. Temos de ter mulheres capacitadas e com vontade de mudar, sem medo do que vem pela frente. E a mulher precisa ocupar esse espaço, que precisamos trazer pessoas novas e comprometidas com a sociedade. Acho também que é tempo de ouvir melhor os candidatos e votar com consciência. Mauá tem uma imagem negativa nas redes sociais e na mídia, mas acredito que podemos mudar a situação do município”. 

Trabalhos sociais 

“Temos o projeto ‘Mulheres em Construção’, que tem como objetivo encorajar, empoderar e tirar do anonimato as mulheres que se encontravam em situação de depressão e baixa estima. Começamos o projeto em 2016, temos mais de mil mulheres atendidas e fazemos um trabalho espiritual, de autoestima e também de engajamento social”. 

Atuação na Guarda Civil Municipal 

“Ingressei na GCM em 1991 e por mais de 25 anos atuei na Ronda escolar, ROMU, Ronda ambiental. Em 2014 criei a patrulha Maria da Penha devido as várias ocorrências atendidas com mulheres vítimas de violência doméstica e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A patrulha Maria da Penha em Mauá foi a pioneira no ABC e já levamos para outras cidades. Trabalhamos linkadas com a secretária de políticas públicas para mulheres e assistência social, na pessoa da primeira dama Andreia Rios, e tem sido um destaque dentro do município e das demais guardas do ABC. Na pandemia os casos de violência aumentaram muito e, juntamente com o prefeito Atila Jacomussi, que sempre nos dá respaldo, temos atuado com pulso firme”. 

A importância da mulher na política 

“É chegada a hora de a mulher ocupar o espaço que lhe é de direito. Chega dessa frase de que lugar de mulher é no tanque ou no fogão. Lugar de mulher é onde ela quiser. Precisamos fortalecer e encorajar mais mulheres a participar ativamente da política e apoiar a mulher que tem coragem para ser política. Uma mulher pode, muito bem, fortalecer a outra. Entendemos que vivemos em um país machista, quando você vê a porcentagem de mulheres na política. Esperamos que agora, com a renovação política, a mulher irá se destacar, uma apoiando a outra”. 

Experiência política 

“Fui candidata a vereadora em 2016 e tive mil votos. Não tinha a visão política que tenho hoje, mas ainda assim fui bem votada e fiquei como suplente. Por ser a primeira vez e por ter pouco tempo para trabalhar, foi uma experiência muito boa. Hoje entendo que a mulher não precisa ser escada para um homem e sim andar lado a lado com ele. Hoje estou filiada ao Patriota, onde desejo poder ajudar no crescimento do município”.