Pré-candidato a vereador em Mauá, Edson Bananeiro fala sobre desafios da política

Por Portal Opinião Pública 27/08/2020 - 10:22 hs
Foto: Divulgação
Pré-candidato a vereador em Mauá, Edson Bananeiro fala sobre desafios da política
Edson Bananeiro conta um pouco mais sobre sua história, a relação com Mauá e a política local

O empresário mauaense Edson Bertoni, popularmente conhecido na cidade como Edson Bananeiro, confirmou, há algum tempo, sua pré-candidatura a vereador nas eleições municipais deste ano pelo PSD (Partido Social Democrático). E em entrevista ao Jornal Opinião Pública, Edson Bananeiro conta um pouco mais sobre sua história, a relação com Mauá e a política local, o apoio de sua família e como ele enxerga este desafio. 

Edson, você já foi candidato a vereador em Mauá e também já concorreu como deputado federal. Por que decidiu encarar novamente as eleições deste ano? 

Edson Bananeiro - Tenho uma história com a política de Mauá que está muito além de cargos e posições eletivas. Eu nasci em Mauá, cresci no Jardim Santa Lídia com a minha família. Meu pai, Antenor, e minha mãe, Aurora, me ensinaram desde pequeno o valor do trabalho. Aprendi muito com eles sobre honestidade e seriedade. Acredito que o povo mauaense tem isso também, um povo acolhedor em busca de uma vida melhor e, para ter uma vida melhor, não há como se distanciar da política. 

Como tem sido para a sua família essa sua nova pré-candidatura? 

EB - Eles me conhecem bem, sabem do meu valor, do meu trabalho, sabem o quanto já me dediquei pela nossa cidade e, assim como eu, querem o melhor para Mauá. Então, entendem minha escolha. Minha esposa, Ana, está comigo há mais de 30 anos, ela compartilha do meu sonho para Mauá e fazemos questão de passar isso para nossos filhos, Gabriel e Laís. 

Você nasceu aqui em Mauá. O que você pensa sobre a cidade hoje? E o que espera para o futuro de Mauá? 

EB - Sou mauanse de berço com muito orgulho, apesar de tantos problemas que a cidade enfrenta hoje, o que não é diferente do passado. Mauá cresceu com o sacrifício e dedicação de muita gente. Hoje, vejo quanto a cidade está sendo prejudicada pela má política, pela falta de responsabilidade e de transparência com a população. Chega, não dá mais para aceitar isso! Queremos uma cidade que ofereça qualidade de vida e dignidade. 

Você tem seu negócio aqui na cidade, um comércio de bananas. Mas, também foi caminhoneiro por 10 anos. Como você vê a questão da economia local para os pequenos empresários, os autônomos como os caminhoneiros e os empreendedores? 

EB - Fui caminhoneiro dos meus 18 aos 28 anos de idade, foi como construí minha vida. Depois disso, pude investir no meu próprio negócio e desde então (1987) tenho um comércio atacadista de bananas. Acho que hoje os desafios para um empreendedor em Mauá são maiores agora, porque os obstáculos são muitos, desde a burocratização da formalização até a concorrência. Mas, é preciso um olhar atencioso para incentivar o empreendedor em Mauá, para ajudá-lo a ter sucesso e, com isso, trazer investimento pra cá. 

Bananeiro apoia Juiz João para prefeito 

O projeto de mudança para Mauá do pré-candidato a prefeito Juiz João Veríssimo tem um grande apoiador: o pré-candidato a vereador Edson Bananeiro. A fé no trabalho sério e dedicado do juiz levou o empresário a aceitar o convite do PSD (Partido Social Democrático) para integrar a chapa que concorrerá ao legislativo este ano.

“Conheço o Juiz João Veríssimo há muito tempo e sei da seriedade de seu trabalho. É um homem honrado que quer o melhor para nossa cidade e para o cidadão mauaense. Não medirei esforços para ajudá-lo a transformar esse projeto em realidade. Mauá merece”, defende Bananeiro.

“Para mim é motivo de muito orgulho poder contar com um grande amigo como apoiador. Ainda mais se tratando de uma pessoa de quem como o Edson, que nunca desistiu de Mauá”, afi rma o Juiz João. Ambos compõem o projeto do PSD-Mauá nas eleições de 2020, que acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro, 1º e 2º turno, respectivamente.