Partido Progressista homologa candidatura da Cabo Fátima Pérola Neggra a vereadora

Por Portal Opinião Pública 17/09/2020 - 10:03 hs
Foto: Divulgação
Partido Progressista homologa candidatura da Cabo Fátima Pérola Neggra a vereadora
Homologação da candidatura aconteceu durante a convenção do partido na última sexta-feira (11)

A cabo Fátima Pérola Neggra foi confirmada, durante a convenção do PP (Partido Progressista), como uma das candidatas do grupo a uma cadeira no Legislativo mauaense nas eleições municipais de novembro. O evento aconteceu na última sexta-feira (11), no escritório político do presidente da sigla, Ronaldo Pedrosa. Além dos membros da chapa e dos candidatos, lideranças estaduais do partido marcaram presença na cerimônia.

Participando pela segunda vez da corrida eleitoral no município, a cabo Fátima Pérola Neggra demonstrou otimismo com o desafio que terá pela frente. Para ela, que participou do processo eleitoral em 2018, como candidata a vice-governadora ao lado do major Costa e Silva, sua candidatura poderá influenciar mais mulheres a participarem da vida política na cidade.

“Acredito que minha participação nessa campanha fortalece muito as mulheres, uma vez que nenhuma mulher ocupa qualquer uma das 23 cadeiras na Câmara de Mauá. Não temos representação há algum tempo. Então, quero incentivar a participação das mulheres na política. E, além disso, tenho credibilidade devido a minha trajetória pessoal e profissional na cidade. Dos meus 22 anos de carreira como policial militar, passei 20 deles trabalhando em Mauá e 13 no PROERD”, disse a candidata, enfatizando ainda o apelo popular para que ela participasse do pleito e que a escolha pelo Partido Progressista foi bastante pensada.

“Muitas pessoas apoiaram essa decisão (de se candidatar) e fico muito grata com essa confiança”, afirmou Fátima, continuando. “Escolhi o Partido Progressista depois de receber algumas propostas e analisar que esse seria o melhor lugar para mim. Estamos com uma chapa pura, com pessoas que não têm mandato, que são idôneas e que têm vontade de trabalhar”, completou. 

Projetos e propostas 

Moradora de Mauá há quase 40 anos, a candidata falou sobre os temas que considera como prioritários na cidade. Para Fátima Pérola Neggra, áreas como saúde, educação, segurança, cultura, lazer e geração de empregos estão entre as que mais necessitam de propostas e projetos. Ex-vice-presidente do Conselho Municipal da Cultura, Fátima afirma que um de seus projetos é fazer com que o setor fomente, junto ao esporte, mais atividades voltadas aos jovens com o intuito de afastá-los das drogas e contendo a violência. Formada em Gestão de Negócios pela Fatec de Mauá, Fátima Pérola Neggra também destacou a necessidade de buscar formas de auxiliar que micro e pequenos empreendedores possam se estabelecer na cidade, assim como empresas de grande porte. “Essa é uma ideia que tenho em comum com o Ronaldo Pedrosa. Assim como eu, ele que é vice-presidente do polo industrial ACIBAM, quer que mais empresas venham para Mauá e se fixem aqui, gerando emprego para nossa população”, frisou.

Com uma carreira na área da segurança, a candidata ressaltou ainda a importância de melhorar a segurança na cidade. Um de seus projetos é criar um canal direto para que comerciantes e empresas possam se comunicar com os agentes de segurança, sejam eles militares ou civis, trazendo assim mais segurança para seus estabelecimentos. A policial militar também lembrou que é necessária a valorização dos profissionais da área.

Sobre saúde, Fátima Pérola Neggra revelou que uma de suas principais propostas é tornar Mauá uma referência em saúde bucal. “Muitos não sabem, mas grande parte das doenças que as pessoas desenvolvem é oriunda de problemas bucais. Por isso temos que ter esse cuidado. Quero ver Mauá sorrindo novamente”, pontuou a candidata, que também é conhecida pelas ações voltadas a conscientização sobre a importância da saúde mental. “Vivemos em um mundo onde esse assunto não pode ser mais um tabu e tratado com preconceito. Se consultar com um psicólogo precisa ser tão comum quanto uma visita a um dentista ou uma consulta com um clínico geral”, avaliou. Já em educação, a policial militar é favorável a parcerias com a Prefeitura para que o PROERD também chegue às escolas municipais, além de defender projetos que visem a melhoria da acessibilidade em ruas e passeios públicos.

Outro assunto que tem preocupado Fátima Pérola Neggra é a regularização habitacional em Mauá. Segundo ela, é necessário que haja uma fiscalização maior e mais abrangente para coibir as construções irregulares na cidade por conta do risco que elas representam a diversas famílias, especialmente em época de chuvas. “Mauá tem um histórico recente muito triste com tragédias causadas pelas chuvas e pelas construções em áreas de risco. A municipalidade precisa estar atenta para evitar que novos episódios tristes como esses sigam acontecendo”, contou.

Por fim, Fátima citou a importância do combate a violência doméstica, outra pauta defendida por ela há anos, por meio de trabalhos voltados para o bem-estar e empoderamento feminino. “Cada vez mais precisamos trabalhar em iniciativas e ações educativas para que esse comportamento não se perpetue na nossa sociedade. Precisamos dar um basta na violência doméstica”, afirmou Fátima, que encerrou citando um trecho de seu famoso poema “Meu Nome é Mulher”. “Ao mundo peço licença para atuar onde quiser; meu sobrenome é competência, o meu nome é mulher”.