O recomeço de Vanessa Damo

Por Portal Opinião Pública 17/09/2020 - 10:50 hs
Foto: Divulgação
O recomeço de Vanessa Damo
Em seu retorno à vida pública, Vanessa Damo acredita estar mais madura

Pré-candidata à Prefeitura de Mauá, Vanessa retorna à vida pública mais madura, como mãe, gestora e ser humano, mantendo a palavra, o trabalho e a empatia pelas pessoas, características marcantes em sua trajetória política, mas com algo a mais: uma visão mais sensível da realidade, principalmente a das mulheres. “Todo sofrimento pelo qual passei me tornou uma pessoa mais forte. Sou grata à Deus por tudo que aprendi nesses anos”, desabafa Vanessa.

Filha dos ex-prefeitos Leonel Damo e Dona Alaíde, Vanessa Damo conta que muitas das suas primeiras lembranças de infância foram no prédio da Prefeitura de Mauá, onde ela, ainda muito pequena, já acompanhava o trabalho do pai em sua primeira gestão no executivo municipal, na década de 80, que concedeu à ele o título de um dos dez melhores prefeitos do Estado de São Paulo. “Com ele aprendi que devemos respeitar todas as pessoas e trabalhar por elas com igualdade”, salientou a ex-deputada.

Vinte anos depois, Vanessa tornava-se a vereadora mais votada da história da cidade até então, com a confiança de 6.020 pessoas. Dalí em diante, seria difícil enxergar barreiras para a destemida parlamentar, que em 2006 quebrou mais um recorde ao ser eleita deputada estadual: foi a mais jovem do Brasil e alcançou 64.579 votos, sendo depois reeleita em 2010 com 93.122 votos e em 2014 com 80.684 votos.

Vanessa assumiu como deputada três vezes e acumulou feitos no currículo, como por exemplo a Lei da Entrega com Hora Marcada, que garante o direito de escolher a data e o turno para a entrega de produtos ou realização de serviços, sem qualquer custo adicional para o consumidor. A medida foi copiada em outros sete estados.

Para Mauá Vanessa dedicou grande parte de seu trabalho parlamentar, trazendo uma série de conquistas importantes durante seus mandatos que até hoje beneficiam os moradores da cidade. São algumas: o Poupatempo; o Viaduto de Capuava; o Ambulatório Médico de Especialidades (AME); a interligação do trecho Sul do Rodoanel por meio da duplicação da Av. Papa João XXIII e da construção do Complexo JK; a nova Escola Estadual Técnica (ETEC); a ampliação dos cursos da Faculdade de Tecnologia Estadual (FATEC); o novo Senai, com 18 mil vagas; a pavimentação de muitas ruas no Jardim Ipê, no Jardim Zaíra e muito mais.

Vanessa viu seu trabalho ser interrompido em 2016, quando foi injustamente acusada por um adversário político de confeccionar um panfleto na eleição municipal de 2012 e perdeu seu mandato por isso. Somente em 2019, Damo conseguiu provar sua inocência no processo criminal, obtendo vitória na justiça. “Foram anos de angústia, pois ser penalizada por algo que você não fez é difícil demais, mas Deus sabe de todas as coisas e provei minha inocência. Aprendi a tirar de situações difíceis lições para minha vida toda”, salientou Vanessa.

No tempo em que aguardou que a justiça fosse feita, Vanessa se dedicou à maternidade. Ela é mãe de Rubia, 6 anos, e Eduarda, 5. Mas engana-se quem pensa que Vanessa deixou de lado sua vocação para ouvir e ajudar. Foi também durante esse período que trabalhou com o terceiro setor, o que acabou sendo mais um ‘despertar’ para o retorno à vida pública. Além disso, voltou a estudar, e está quase concluindo o MBA de Relações Governamentais, na FGV.

Pré-candidata à Prefeitura pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Vanessa Damo considera que a oportunidade representa um recomeço em sua vida. “Ainda tenho em mim características do passado, como a capacidade de ouvir e lembrar de cada nome, cada rosto, cada reivindicação, mas agora estou mais fortalecida, mais madura, como ser humano e pessoa pública”, declarou.

Outra vantagem que considera importante é a relação de confiança que construiu com as pessoas ao longo dos anos, afinal são poucos políticos que, depois de tanto tempo assumindo cargos públicos, podem voltar e ser bem recebidos nas mesmas casas que abriram as portas para eles no início de suas vidas públicas.

Para o pleito de 2020, o MDB está apostando numa chapa pura, com o advogado Marco Ratti como vice, que tem amplo conhecimento na área de Habitação e Desenvolvimento Econômico. A convenção do partido, que aconteceu no Centro de Mauá no último sábado (12/9), lançou também 21 pré-candidatos ao cargo de vereador: Alemão da Adega, Almerinda, Altair Deldono, Alvarino Lemes, Ana Second, Cássia Cogueto, Dário da Guarda, Défa Brabos, Dr. Anderson, Guilherme Teló, Haroldo Jardineiro, Jonathan Lourenço, Marcos Aurélio, Mineiro, Pedro Coppini, Prof. Wesley, Renata Caetano, Roberta Ribas, Rosângela Caris, Zé Maria e Joanne Natali.

Sobre os escolhidos para concorrer ao Legislativo, Marco Ratti ressaltou que mesmo sendo uma eleição diferente por causa da pandemia, ele está animado por saber que o partido seguiu critérios éticos. “São pessoas honestas, de família, novas na política e que, em maioria, estão disputando sua primeira eleição, algo que considero muito positivo”, concluiu.

O evento se destacou por, ao contrário do que vimos dos adversários, ser feito seguindo todas as normas de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) contra a Covid-19. Apenas os candidatos e pessoas ligadas a campanha participaram da celebração democrática.

“O respeito pelas pessoas começa também na forma de organizar eventos como a convenção partidária. Não vale pregar uma coisa e fazer outra, é preciso ter segurança e cuidado pela vida de todos”, discursou Vanessa para os participantes, incluindo sua mãe, Dona Alaíde, e o presidente Estadual da Juventude do MDB de São Paulo, Bruno Gabriel.

Enquanto o período de campanha não tem início oficialmente, o que acontecerá após o dia 26 de setembro, Vanessa está percorrendo os bairros de Mauá em reuniões de diferentes temas para ouvir as demandas e desejos da população e posteriormente formular seu plano de governo. Ela recebe também sugestões através do e-mail: propostas@vanessadamo.com.

Sobre as mudanças causadas pela pandemia, Vanessa Damo considera que novos tempos pedem novos recursos, como as mídias sociais, que hoje aproximam muito as pessoas. No Instagram, Vanessa pode ser encontrada como @damo.vanessa e no Facebook ela mantém uma página com seu nome e sobrenome seguida por mais de 8.500 pessoas.