Editorial - Natureza em chamas

Por Portal Opinião Pública 17/09/2020 - 12:44 hs
Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

 

Que o Brasil é um país de uma fantástica riqueza natural, todos sabemos. Porém, aos poucos temos visto a destruição de boa parte de toda essa riqueza que deveria ser preservada. E as notícias dos últimos dias, sobre as queimadas no Pantanal, deixam isso muito claro.

Ver a fauna e a flora, de um local tão único e bonito, se esvair de forma tão chocante, como vemos com as queimadas na região, é de cortar o coração. Plantas, flores e animais são os primeiros afetados e muitas espécies acabam morrendo por conta desta tragédia. E no caso dos animais, os que não morreram terão de migrar para outros lugares a fim de continuar lutando pela sobrevivência, já que o habitat natural de muitos deles está completamente destruído e levará anos para se recuperar. E, infelizmente, esse é só mais um dos episódios recentes de destruição da natureza em nosso país.

No início de 2020, o mesmo aconteceu na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. As queimadas na região afetaram não apenas os biomas locais, mas outros estados. A situação foi tão crítica que pudemos perceber aqui de São Paulo os efeitos das queimadas, em um dia que escureceu de repente devido aos resquícios da fumaça provocada pelas queimadas.

Já no ano passado tivemos o vazamento de óleo na costa nordestina, que contaminou águas, peixes e prejudicou a vida de milhares de pessoas. Sem contar o desmatamento desenfreado que é realizado pelo país. A Amazônia é uma das áreas que mais sofre. Porém, também há devastação em regiões onde ainda há áreas de Mata Atlântica.

A preservação da natureza precisa ser tratada de maneira séria e como prioridade por qualquer um, do cidadão mais simples ao governante mais poderoso, porque estamos falando do amanhã de todos nós. E se nada for feito, tenha certeza de que um futuro sombrio nos aguarda.