Editorial - Olho no voto

Por Portal Opinião Pública 24/09/2020 - 14:36 hs
Foto: Divulgação / TSE

A partir deste domingo (27) está oficializado o início das campanhas políticas para as eleições municipais deste ano. Desta forma, todos os candidatos a prefeito e vereadores terão até o dia 14 de novembro, ou seja 45 dias, para apresentar seus projetos e propostas e tentar convencer os eleitores de que são as melhores opções de voto para as suas cidades. Com isso, caberá ao eleitor a tarefa de analisar tudo aquilo que é dito pelos candidatos antes de tomar sua decisão diante das urnas no dia 15 de novembro.

É importante ressaltar, mais uma vez neste espaço, que essa missão é fundamental para o coletivo. Isso porque os dois números que cada eleitor apertar na urna eletrônica para depositar seu voto em um prefeito, e os cinco para escolher um vereador, definirão os destinos de cada uma das 5.570 cidades que compõem o território nacional pelos próximos quatro anos. É uma grande responsabilidade.

E por se tratar de algo tão grandioso, é preciso levar o pleito a sério. Não basta votar em fulano, beltrano ou cicrano pensando em levar alguma vantagem ou por um vínculo de amizade. Escolher nossos representantes nas Prefeituras e Câmaras Brasil afora é um ato importante demais e precisa ser tratado com a seriedade que o momento pede, afinal, uma escolha mal feita pode gerar anos de atraso e problemas para uma população inteira.

Claro que essa não é uma missão das mais simples, por vários motivos. Mas cabe a nós exigir que todos os candidatos que se apresentam para assumir os cargos eletivos sejam capazes de cumprir aquilo que prometem e propõem. E, além disso, é nosso papel fiscalizar e cobrar também a partir do dia 1º de janeiro aqueles que forem escolhidos.

Portanto, vamos cumprir bem nosso papel para depois exigir que os políticos cumpram bem o papel deles.