Editorial - Perigo nas redes sociais

Por Portal Opinião Pública 08/10/2020 - 15:20 hs
Foto: Freepik

As mídias sociais têm ganhado uma importância cada vez maior em nossa sociedade. Por meio delas, as pessoas conseguem manter contato com familiares e amigos, mesmo que distantes. Aliás, essa importância cresceu ainda mais durante a pandemia e o momento de distanciamento social que ainda enfrentamos. Em muitos momentos, essa foi a única forma que tínhamos de nos comunicar. Entretanto, se por um lado as redes sociais e aplicativos de comunicação aproximam as pessoas de muitas formas, por outro eles também podem ser nocivos e, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos acabar sendo vítimas dos mais diversos golpes.

Um exemplo disso são as famigeradas “Fake News”. A forma quase instantânea com que nos comunicamos via aplicativos e mídias sociais facilitou – e muito – a disseminação de informações e hoje podemos receber ou acessar notícias na palma de nossas mãos ao simplesmente ligar um aparelho celular pelos meios mais diversos, indo dos grupos de Whatsapp até os sites sérios de notícias ou portais de grandes veículos da imprensa, passando por redes como Facebook, Instagram e Twitter. Porém, em muitos casos as pessoas acabam apenas repassando aquilo que lhes é enviado, sem conferir se aquele conteúdo é realmente verídico. E assim, diversos estragos são feitos.

O fato de estarmos cada vez mais conectados também é benéfico para golpistas, que se aproveitam de qualquer brecha para tentar ludibriar e roubar dados pessoais de suas vítimas. Esse tipo de ação é mais comum do que podemos imaginar e vão dos golpes simples aos mais sofisticados e, por isso, é preciso estar sempre atento a tudo que lhe pareça suspeito.

Claro que as empresas por trás dessas redes sociais e dos aparelhos que utilizamos para acessá-las têm investido em segurança para tentar evitar, ao máximo, problemas oriundos dessas atividades. Contudo, cabe também ao usuário a iniciativa de criar alguns hábitos que aumentem a proteção contra os malefícios que, infelizmente, acabam vindo com o uso massivo das redes.

As mídias sociais estão aí para permitir que tenhamos algumas facilidades em nossas vidas. Mas não podemos ser negligentes com seu uso.