Em busca da reeleição, Atila Jacomussi fala sobre realizações e propostas para Mauá

Por Portal Opinião Pública 15/10/2020 - 10:10 hs
Foto: Divulgação
Em busca da reeleição, Atila Jacomussi fala sobre realizações e propostas para Mauá
Vencedor da última eleição, Atila Jacomussi apresentou parte das ações realizadas pelo Executivo

O atual prefeito de Mauá e candidato a reeleição Atila Jacomussi (PSB) é o terceiro convidado do Jornal Opinião Pública para uma série de entrevistas exclusivas com os candidatos da cidade acerca das principais necessidades da população mauaense.

No bate-papo que você confere abaixo, Atila falou não somente sobre suas ações dentro do Executivo nos últimos quatro anos, mas também sobre algumas de suas propostas para a saúde, educação, segurança, geração de empregos e outros setores importantes da cidade. 

Jornal Opinião Pública - A saúde é uma das principais áreas que mais preocupam a população mauaense. O que tem sido feito para melhorá-la tanto em estrutura quanto no serviço que é prestado? 

Atila Jacomussi - Podemos garantir que hoje a população de Mauá tem acesso a uma saúde de qualidade! Sabemos que há muito a se fazer, tive quase dois anos de meu mandato suprimido por injustiças e perseguições, e agora trabalhamos muito para cuidar da saúde do nosso povo e recuperar o tempo perdido. Reformamos três UBSs, entregando nova estrutura, novos consultórios, sala de odontologia, equipamentos modernos, além de um ‘Espaço Kids’ para as nossas crianças terem mais carinho e acolhimento. Também reformamos a UTI do Hospital Nardini, realizamos a Carreta da Odontologia e Mamografia e inauguramos o CER IV, Centro Especializado de Reabilitação, referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, atendendo quem possui problemas auditivos, visuais, físicos e intelectuais. E vamos fazer muito mais! Nós ainda vamos construir o novo Poupatempo da Saúde, com diversas especialidades, e implementar o Cartão Saúde Mauá, que vai trazer comodidade e conforto para todos os usuários, facilitando o acesso a consultas e exames. 

JOP - Quais ações estão sendo e poderão continuar a ser realizadas para oferecer mais vagas nas escolas municipais da cidade, contando também com a possível migração de alunos da rede particular para a pública, no pós-pandemia? É possível atender toda a demanda da cidade nesta área? 

AJ - Com educação não se brinca! Aproveitamos o período sem aulas para reformar 14 escolas na cidade. Em 2021, nossos alunos terão espaços de ensino muito mais preparados, com mais conforto, segurança e estrutura, atendendo a todos os alunos da rede pública, inclusive os que migrarem da rede particular. Também entregamos mais de 20.500 cartões do Merenda em Casa, atendendo toda a rede pública de ensino com R$ 60 por aluno. Nós vamos implementar o Cartão Uniforme, onde os pais dos alunos terão a oportunidade de escolher e adquirir os uniformes escolares de seus filhos através de cartão de benefícios. Também vamos construir novas creches e criar o programa “Internet para Todos” e muito mais pela educação da nossa cidade! 

JOP - O que precisa ser feito para melhorar o serviço e a estrutura do transporte público coletivo na cidade e também na malha viária do município? 

AJ - Um transporte melhor começa com vias e ruas bem estruturadas. Inauguramos a Nova Marginal Barão de Mauá, transformando o sonho do povo mauaense em realidade e desafogando o trânsito na via paralela. Conseguimos na última semana uma vitória importante na justiça, que obriga a Suzantur a operar com 100% da frota de ônibus nas ruas. Nós trouxemos 153 novos ônibus, elês tem que colocá-los nas ruas. Vamos acabar com esse monopólio! Temos a ideia de trazer mais empresas de ônibus para a cidade, aumentando o número de horários e linhas. 

JOP - Quais são as políticas públicas que o seu governo tem adotado para levar uma sensação de segurança maior aos munícipes e o que pode evoluir neste sentido? 

AJ - A segurança da nossa gente é prioridade! Colocamos mais 24 viaturas nas ruas, realizamos o concurso para 50 novos guardas civis municipais, criamos três novas bases móveis fixas nas alças do Rodoanel, para coibir as rotas de fuga, e ainda três novas bases fixas para a GCM, além da nova Base da Romu. Inauguramos o Centro de Controle Operacional, com câmeras de monitoramento instaladas em toda a cidade e nas escolas municipais. Ainda vamos realizar a modernização do Quarteirão da Segurança Pública, reestruturação da Defesa Civil, integração do Bombeiro Civil voluntário e expansão do Monitoramento Estratégico, além da ampliação do programa “Bairro Seguro”, entre outros, visando evoluir ainda mais a segurança pública de Mauá. 

JOP - Quais meios podem ser utilizados para gerar mais empregos na cidade e aproveitar melhor o potencial do polo industrial da cidade, ainda mais no pós-pandemia, que contribuiu com o aumento no número de pessoas que estão desempregadas ou trabalhando na informalidade? 

AJ - Fomos pioneiros no ABC, com a lei de 70% dos empregos para moradores de Mauá, para empresas que quiserem ter benefícios fiscais, isso garantirá mais emprego e renda na cidade. Fomentamos a economia durante a pandemia, trabalhando duro nos índices de saúde para a flexibilização das atividades comerciais. Criamos a nova frente de trabalho, apoiamos os ambulantes, estimulamos o empreendedorismo com o “Mauá HUB” e Banco do Povo e temos ainda diversos projetos para a geração de empregos no município. O Programa “Bolsa Emprego Jovem” visa ampliar a oferta de cursos de capacitação voltados a atender demandas de mão de obra da região de interesse da população. O “Emprega Mauá” desenvolverá no trabalhador desempregado a oportunidade de ser capacitado e qualificado para o mercado de trabalho. Outro programa que iremos implementar será o “Centro de Convenções ‘Barão de Mauá’”, que por meio de parceria pública/privada, ofertaremos espaços com capacidade para receber eventos como congressos, feiras e exposições, além de shows e todo tipo de entretenimento, visando a população mauaense. 

JOP - O que pode ser feito em Mauá para levar mais opções de cultura, esporte e lazer para os munícipes, principalmente para os jovens? 

AJ - Visando a qualidade de vida do nosso povo, com mais cultura, esporte e lazer, inauguramos cinco novas Fábricas de Artes, além do Fiec Parque das Américas. Reformamos mais de 14 campos de futebol, e mais de 30 praças esportivas. Criamos as quartas culturais, que levam cultura a nossa gente e renda aos nossos artistas, juntamente com a Lei Aldir Blanc, que possibilitou a aplicação de recursos durante a pandemia, cultura e economia, caminhando juntas. Em nosso plano de governo, ainda temos, entre outros, o projeto “Mauá Cheia de Arte”, que revitalizará áreas de convivência em vias importantes da cidade, a fim de promover apresentações musicais, teatro, recreação infantil e festival gastronômico. 

JOP - Muitas famílias de Mauá ainda vivem em situação irregular ou em áreas de risco. Como você pretende solucionar esse problema? 

AJ - Garantimos moradia para milhares de famílias, que agora possuem um lar para chamar de seu. Só no Jd. Canadá mais de quatro mil famílias receberam suas escrituras. Vamos ampliar o programa “Moradia Legal”, desenvolvendo um plano de habitação, para que mais pessoas possam ter suas casinhas. 

JOP - O que tem sido feito para diminuir os problemas de serviços urbanos ainda existentes na cidade? 

AJ - Temos trabalhado muito na limpeza, zeladoria e cuidado da cidade, com limpeza das ruas, córregos, encostas, e com as operações cata-bagulho e os “Ecopontos”.  Hoje a cidade já tem uma nova cara, e com a continuidade do nosso trabalho, teremos uma cidade melhor a cada dia. Outro problema antigo da cidade, a falta de água, enfim está chegando ao fim. Foram mais de 30 anos de espera, mas com muito trabalho e coragem estamos resolvendo este problema no saneamento básico de Mauá. Além disso, trouxemos a tarifa social para famílias de baixa renda e reduzimos em 20% a Taxa de Esgoto. Também realizamos o maior serviço de tapa-buraco que o município já viu e asfaltamos 230 ruas e vielas na cidade.