Editorial - Chegou a hora

Por Portal Opinião Pública 12/11/2020 - 13:06 hs
Foto: Divulgação / TSE

Domingo é dia de ir às urnas. Das 7h às 17h, eleitores dos 5.570 municípios do país escolherão prefeitos e vereadores que os representarão pelos próximos quatro anos. Uma tarefa importante e que não pode ser vista como apenas uma obrigação, pois o voto de domingo ajudará a moldar a história e o desenvolvimento de nossas cidades no curto e no longo prazo.

Por esse motivo, é necessário um momento de reflexão. Relembre como a sua cidade estava há quatro anos e veja como ela está neste momento. Houve melhorias? O prefeito eleito no último pleito conseguiu cumprir aquilo que ele prometia? E como foi sua atuação ao longo dos últimos 47 meses? E o mesmo vale para os candidatos às Câmaras. Tudo isso é importante para ter noção sobre o atual momento de seu município.

Além disso, é preciso analisar com cuidado quem está entre os candidatos ao Executivo e ao Legislativo e quais são suas propostas, pois não podemos nos deixar enganar com promessas que não poderão ser cumpridas, seja pelo fato de não haver condições de tirá-las do papel, seja por não ser algo da atribuição de quem a propõe.

A atenção a esses detalhes pode fazer a diferença, ainda que não seja certo que aqueles que serão eleitos terão a real capacidade ou condição de cumprir o que prometem. Entretanto, é nossa obrigação não apenas votar conscientemente como cobrar depois prefeitos e vereadores, tenham os candidatos que você escolheu vencido ou não. Afinal, eles governarão para toda uma população.

Não deixe de votar, pois esse é o único modo de promover as mudanças necessárias se quisermos ter dias melhores. E isso começa em nossas cidades.