Editorial - Irresponsabilidade que mata no trânsito

Por Portal Opinião Pública 26/11/2020 - 12:35 hs
Foto: Reprodução

Um acidente, mais de 40 mortos. Esse é o saldo da irresponsabilidade. Na manhã desta quarta-feira (25), uma batida entre um ônibus e um caminhão na Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, entre as cidades paulistas de Taguaí e Taquarituba, matou 41 pessoas e deixou outras nove feridas. Essa situação não é rara de se ver nas estradas brasileiras, mas poderia ter sido evitada.

Segundo apuração do portal G1, a empresa de ônibus Star Viagem e Turismo, dona do veículo envolvido no acidente, não tinha autorização para operar e já tinha sido multada em diversas oportunidades, além de ser considerada clandestina pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Somente o ônibus que se chocou com o caminhão tinha débitos que ultrapassava o valor de R$ 5 mil, entre multas e valores não pagos de IPVA e Licenciamento. E isso é muito grave.

Tantas irregularidades apontam o descompromisso dos responsáveis pela empresa para com a vida daqueles que utilizavam seus serviços, pois se questões básicas não estavam totalmente regularizadas, é de se imaginar que outras situações problemáticas também pudessem contribuir para que uma tragédia ocorresse, cedo ou tarde.

Casos como esse também devem ligar um alerta nos órgãos fiscalizadores por todo o país, pois é necessário que haja um controle maior sobre o funcionamento de certas companhias. Quando mal conduzidos, veículos podem se tornar armas e ceifar a vida de muitas pessoas e prejudicar a tantas outras. Por isso, o mínimo que podemos exigir destas agências e órgãos é que cumpram com seu dever e retirem o máximo possível de veículos que não estejam totalmente regularizados das ruas e rodovias do país.

E por fim, fique alerta e atento sempre, porque no trânsito, todo cuidado é pouco.