Marcelo Oliveira vence disputa acirrada e é eleito novo prefeito de Mauá

Por Portal Opinião Pública 03/12/2020 - 10:42 hs
Foto: Leandro Laranjeira / Divulgação
Marcelo Oliveira vence disputa acirrada e é eleito novo prefeito de Mauá
Após ser eleito, Marcelo Oliveira participou da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça

Mauá tem um novo prefeito. Depois de uma disputa acirrada no último domingo (29), o vereador Marcelo Oliveira (PT) superou o atual prefeito Atila Jacomussi (PSB) e foi eleito prefeito de Mauá com 50,74% dos votos válidos contra 49,26% de seu adversário.

Ao todo, o petista recebeu 91.459 votos, desempenho mais do que 100% superior ao registrado no primeiro, quando ele superou o juiz João Veríssimo na disputa pelo segundo lugar, com 38.330 sufrágios. Já o socialista foi o escolhido de 88.783 eleitores, obtendo quase 20 mil votos a mais do que no primeiro turno. Entretanto, a votação foi insuficiente para derrotar o rival, que teve cerca de 2 mil votos a mais.

Em suas redes sociais, Oliveira comemorou a vitória destacando a intenção de fazer um governo para toda a população de Mauá, sem divisões. Nesta terça-feira (1), ele participou da sessão ordinária da Câmara Municipal e também falou sobre os resultados nas urnas.

“Fomos eleitos por uma parcela da sociedade, mas vamos governar para todos. Quero contar com todo mundo que pensa como eu, ou seja, que defende uma vida melhor para as pessoas. Esse é o nosso desejo. Agradeço a Deus pela força que tive durante esta eleição e peço sabedoria para acertar muito no governo. Sei que quanto mais ouvirmos, menos iremos errar. É isso o que faremos, por exemplo, com o orçamento participativo. Meu muito obrigado vai também à população, que nos deu a chance de colocar nosso projeto em prática. Hoje, neste 1° de dezembro, participei da primeira sessão na Câmara após nossa vitória nas urnas. Foi um momento especial, pois, além de estar encerrando meu ciclo neste Legislativo, depois de 12 anos, é aniversário de minha mãe. Só não consegui segurar a emoção quando lembrei da falta que meu querido pai faz em minha vida - e fez, particularmente, nos momentos mais difíceis desta eleição”, escreveu em sua página no Facebook.

Já o prefeito Atila Jacomussi se pronunciou por meio de sua assessoria de imprensa logo após a divulgação dos resultados pela Justiça Eleitoral. "Combati um bom combate, terminei a corrida e guardei a fé. Agradeço a Mauá pela confiança em mim depositada. Sempre amei essa cidade e continuarei nas ruas trabalhando pela nossa gente!", disse. 

Taxa de abstenção segue alta 

Assim como ocorreu no primeiro turno, a taxa de abstenção continuou elevada na votação do segundo turno. Ao todo, 86.621 eleitores deixaram de comparecer às urnas (28,26%) no último domingo. Já os votos brancos e nulos somaram 39.655, ou 18,03% do eleitorado.

O número é semelhante ao que foi registrado no primeiro turno, no dia 15 de novembro, quando 72.020 eleitores deixaram de votar (23,50%), e os votos nulos e brancos somaram 41.264 (17,60%).