Conheça o novo prefeito eleito de Mauá

Por Portal Opinião Pública 03/12/2020 - 10:56 hs
Foto: Leandro Laranjeira / Divulgação
Conheça o novo prefeito eleito de Mauá
Marcelo Oliveira teve três mandatos na Câmara de Mauá e chegou a assumir interinamente a Prefeitura

Nascido em Mauá no dia 10 de março de 1972, Francisco Marcelo Oliveira, ou simplesmente Marcelo Oliveira (PT), foi eleito no último domingo (29) o novo prefeito de Mauá. Com isso, o petista será o 19º prefeito eleito a comandar a cidade desde a sua emancipação.

Casado e graduado em Processos de Produção, Marcelo Oliveira iniciou sua trajetória profissional em estabelecimentos comerciais da cidade, no fim da década de 1980/início da década de 1990 até ingressar, em 1994, na General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul, uma das principais multinacionais automotivas do país.

Pouco depois do início de trabalho na montadora, Marcelo começou sua militância sindical, sendo eleito representante dos trabalhadores da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) por seis mandatos consecutivos, sendo vice-presidente em dois deles.

A atuação na comissão fez com que ele ganhasse destaque e, pouco tempo depois, Marcelo se tornou dirigente sindical, sendo eleito em 2004 ao cargo de diretor executivo da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP) onde permaneceu por dois mandatos. Já em 2007, ele foi eleito diretor social do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, obtendo a reeleição em 2010. Nesta época, Marcelo Oliveira já era filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores) e dava seus primeiros passos na vida pública municipal.

Atuando em movimentos populares por meio da militância na sigla, ele ajudou a fortalecer os núcleos de base do partido e, ao participar das eleições municipais de 2008, foi eleito o vereador mais votado da legenda, com 4.513 votos. Logo após, ele foi escolhido como Líder da Bancada do PT na Câmara de Mauá, ocupando a função pelos quatro anos de seu primeiro mandato. 

Em 2012, Marcelo Oliveira se reelegeu no Legislativo, desta vez como o vereador mais votado da cidade, com 4.334 votos, sendo novamente indicado para liderar o governo na Casa de Leis mauaense. No dia 9 de dezembro de 2014, Marcelo Oliveira foi eleito presidente da Câmara de Mauá, comandando o Legislativo mauaense pelo biênio 2015-2016 e tendo também a função de comandar a cidade por alguns dias, durante os períodos de ausência do então prefeito Donisete Braga e na vacância do cargo de vice-prefeito, uma vez que o então vice, Hélcio Silva, havia assumido uma vaga na Câmara dos Deputados.  

Em outubro de 2016, Marcelo Oliveira conquistou seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal, ao obter 3.539 votos.