Estado de São Paulo retorna à fase amarela do Plano de flexibilização da economia

Por Portal Opinião Pública 03/12/2020 - 11:54 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação
Estado de São Paulo retorna à fase amarela do Plano de flexibilização da economia
Novas medidas divulgadas pelo Governo do Estado deverão durar até o dia 4 de janeiro

O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (30) que todo o Estado irá retroceder para a fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da economia até o dia 4 de janeiro de 2021. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, que contou com a presença do governador João Doria (PSDB) e de secretários estaduais. O retrocesso na fase do plano de flexibilização ocorre após aumento no número de internações por causa da pandemia de Covid-19 no Estado.

Segundo o governador, a decisão é uma forma de prevenir uma possível pressão maior no sistema de saúde e de controlar o contágio em todo o Estado. “É uma medida de prudência que estamos tomando para melhorar o controle da pandemia. Precisamos do apoio da população e de micros, pequenos, médios e grandes empresários. E o contínuo apoio dos verdadeiros heróis que são os profissionais de saúde que, em São Paulo, já ajudaram a salvar milhares de vidas e continuarão a fazê-lo”, disse Doria.

O governador também voltou a ressaltar a importância de a população seguir adotando as medidas de precaução para evitar o contágio. “Até a chegada da vacina e a imunização dos brasileiros, precisamos ter cautela e muita orientação, principalmente aos mais jovens. Por favor, evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as mãos e compreendam que a Covid-19 não foi embora”, frisou Doria.

Com a medida definida, seis regiões que estavam na fase verde, entre elas a capital, regridem e voltarão a reduzir o funcionamento de estabelecimentos comerciais e serviços. Já as outras 11 regiões que já estavam na fase amarela permanecem no mesmo estágio. A decisão foi avalizada por médicos especialistas do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo e não fecha setores econômicos em nenhuma das 645 cidades paulistas, mas fortalece ações de restrição a aglomerações. 

O que muda na volta da fase amarela do plano de flexibilização 

- Academias de esporte e centros de ginástica reduzem capacidade de público e horário de funcionamento;

-  Ocupação de shopping centers, galerias comerciais, entre outros, reduzem de 12h para 10h o horário de funcionamento e a capacidade de público;

-  Praças de alimentação devem ser ao ar livre ou em áreas arejadas;

-  Redução na ocupação de barbearias e salões de beleza e menos horas de funcionamento;

-  Eventos e atividades culturais com o público em pé voltam a ser proibidos. 

Confira as regiões que regridem para a fase amarela: Grande São Paulo inteira, incluindo o Grande ABC (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e capital; Taubaté; Campinas; Piracicaba; Sorocaba e Baixada Santista. 

Seguem na fase amarela: Araraquara; Araçatuba; Barretos; Bauru; Franca; Marília; São João da Boa Vista; São José do Rio Preto; Presidente Prudente; Registro e Ribeirão Preto.