Mauá 66 anos: a trajetória e as histórias de uma cidade de SUCESSO

Por Portal Opinião Pública 14/12/2020 - 15:45 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Mauá 66 anos: a trajetória e as histórias de uma cidade de SUCESSO
Praça do Relógio, um dos marcos da cidade

Uma das 50 maiores cidades do país em termos populacionais e uma das 100 mais ricas do Brasil, Mauá completa 66 anos neste mês de dezembro. Fundado oficialmente em 1954, após se emancipar da hoje vizinha Santo André, o município tornou-se um dos mais relevantes para a região do Grande ABC e para o Estado de São Paulo. Porém, nem todos conhecem a fundo sua história ou os eventos importantes que tiveram influência em sua construção e desenvolvimento. 

Nesta edição especial, a Revista SUCESSO, com o auxílio do historiador e jornalista mauaense Daniel Alcarria, traça uma linha do tempo com os principais marcos da história mauaense entre os períodos de pré-emancipação da cidade até os dias atuais, contando um pouco da história de nosso município e de como ele cresceu até se tornar o lugar onde vivemos. 

Séculos XV ao XVIII – A pré-história de Mauá 

Pouco mais de três décadas após o descobrimento do Brasil, a região onde hoje Mauá está localizada ganha sua primeira vila. E quase dois séculos depois, uma construção marcaria o surgimento, mais de duzentos anos depois, de dois municípios importantes... 

1533 – Surgimento da Vila de Santo André, fundada por João Ramalho (16).

1714 – Construção da capela de nossa Senhora do Pilar, hoje integrante do município de Ribeirão Pires. A partir dessa edificação, uma das mais antigas da região, surgiria os futuros municípios de Ribeirão Pires e Mauá. 

Século XIX – De Pilar a Mauá 

No século XIX, Mauá ainda estava longe de existir como cidade. Porém, o desenvolvimento regional daquela época ajudou a pavimentar o caminho não apenas para o surgimento de nossa cidade, mas também para o crescimento de toda a região. Entre os principais marcos daquela época estão a construção da casa Bandeirista, local que hoje abriga o Museu Barão de Mauá, e a construção e inauguração da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, pela Companhia São Paulo Railway (SPR). 

1817 – Construção da casa Bandeirista, atual Museu Barão de Mauá.

1860 – Início das obras da Estrada de Ferro Santos á Jundiaí pela Companhia São Paulo Railway (SPR), a “Inglesa”.

1861 – Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, comprou as fazendas Caguassu e a Capoava e passou a ser um grande proprietário de terras no local.

1867 – Inauguração da Estrada de Ferro Santos á Jundiaí.

1883 – Inauguração da Estação Ferroviária do Pilar.

1887 – Primeira leva de imigrantes italianos chega à região.

1889 – Pilar deixa de pertencer à cidade de São Paulo, passando a integrar o município de São Bernardo do Campo.

1896 – Criação da primeira escola do Pilar, também conhecida como “escola ambulante”. 

Século XX – Da Era de Ouro da Cerâmica/Porcelana para a Fase Industrial 

No início do século XX, o distrito de Pilar passou a ser muito conhecido pela produção de porcelana e cerâmica. Aos poucos, entretanto, a região começa a se industrializar, com empresas importantes se instalando e sendo criadas nos mais diversos pontos da futura cidade. 

1904 – Início das atividades da cerâmica Morelli, que produzia tijolos. Encerrou suas atividades em 1916.

1906 – Instalação de moinho de sal das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. A fábrica ficava onde atualmente é um supermercado na atual Avenida João Ramalho, defronte à prefeitura de Mauá. Os antigos tijolos de parte das paredes do moinho de sal ainda podem ser vistos.

1909 – Chegada da iluminação a querosene no Pilar.

1910 – Início das atividades da pedreira de Raphael Pellegrini, nos atuais Jardim Kennedy, Bom Recanto e Vila São João.

1913/1914 – Greve dos canteiros escarpelinos das pedreiras do Pilar.

1915 – Chegada de Ennio Brancallion, vindo de sua cidade natal, Campinas, para Mauá. Antes de tornar-se o primeiro prefeito de Mauá em 1953, Ennio havia sido eleito vereador por Santo André em 1947, representando os trabalhadores das pedreiras da cidade. Entretanto, não chegou a assumir o mandato por imposição da Justiça Eleitoral, acusados (ele e mais 12 vereadores e o prefeito eleito) de serem “os candidatos de Luis Carlos Prestes” (líder comunista brasileiro).

1919 – Fundação do Pilar Futebol Clube, considerado o primeiro time de futebol da cidade.

1919 a 1925 – Período de existência da escola “Galileu Galilei”, voltada aos funcionários do moinho de sal das IRFM.

1920 – Surgimento da Estação ferroviária de Capuava.

1920 – Implantação da luz elétrica no distrito do Pilar.

1921 – Fundação da Associação Atlética Industrial pelos trabalhadores da Fábrica Grande, depois denominada de “Companhia Industrial do Pilar”. A Fábrica Grande produzia louças.

1923 – Abertura das atividades da Fábrica de Louças Paulista, que produzia louças em geral. A partir de 1943 muda seu nome para Cerâmica Mauá. Teve suas atividades encerradas em 1965.

1925 – Surgimento da Vila Nossa Senhora das Vitórias, a popular “Vila Vitória”.

1926 – O distrito, assim como sua estação ferroviária, tem sua denominação alterada para Mauá em homenagem ao idealizador da ferrovia, Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá.

1926/1927 – Surgimento do Cine Ideal, o primeiro cinema de Mauá, na atual Vila Noêmia.

1927 – Surgimento da Vila Assis Brasil.

1934 – Fundação da Corporação Musical Lyra de Mauá, a popular Banda Lyra.

1934 – Construção do cemitério da Vila Vitória.

1934 – Início das atividades da Anilinas Globo/Atlantis do Brasil, indústria química inglesa, uma das maiores responsáveis pela poluição do Rio Tamanduateí.

1935 – Início das atividades da “Cerâmica Santa Helena”, cuja fábrica fechou em 1956.

1937 – Surgimento da porcelana Mauá, que encerra suas atividades em 1968.

1937 – Aparecimento da cerâmica “Cerqueira Leite”, cujas atividades foram encerradas em 1970.

1937/1938 – Surgimento do Cine Opa, que funcionava na sede antiga do Industrial. Encerrou suas atividades em 1942.

1938 – O Pilar Futebol Clube, primeiro time de futebol de Mauá, muda sua denominação para Agremiação Esportiva Mauá.

1938 – Transformação de Santo André em município, dividido em cinco distritos: São Bernardo, São Caetano, Mauá, Paranapiacaba e Ribeirão Pires.

1942 – Instalação do primeiro consultório médico do distrito pelo Dr. Jalles Martins Salgueiro, ativo militante da causa emancipacionista.

1943 – Surgimento da Porcelana Real, uma das mais importantes de Mauá, que muda seu nome para “Porcelana Schmidt” em 1972.

1945 – Fundação do Independente Futebol Clube, um dos mais tradicionais clubes da cidade.

1946/1947 – Início dos trabalhos do pintor romeno Emeric Marcier das pinturas em murais de afrescos na capela da Juventude Operária Católica, hoje capela da Santa Casa, na Vila Assis Brasil.

1946 – Surgimento da Sociedade Amigos do Distrito de Mauá, primeira entidade emancipacionista do então distrito.

1947 – Eleição de Ennio Brancallion, futuro Prefeito de Mauá, para Vereador em Santo André. Na ocasião, foi eleito o Prefeito Armando Mazzo e mais treze vereadores do Partido Comunista que foram impedidos de tomar posse; Brancallion era o representante dos trabalhadores dos canteiros de pedras de Mauá.

1948/1949 – Instalação do primeiro posto de saúde de Mauá.

1949 – Inauguração do Cine Santa Cecília, que funcionaria até o ano de 1969.

Final da década de 40 – Surgimento do Jardim Zaíra e do Jornal Folha de Mauá, órgão da Sociedade Amigos do Distrito de Mauá.

1951 até 1960 – Período de funcionamento das atividades do “Sítio do Cipó Torto”, encenações de festas juninas e quermesses interioranas, que teve no casal Anselmo e Araci Walendy seus grandes incentivadores.

1953 – Início das obras da refinaria de Capuava-RECAP. 

Período pós-emancipação 

Enfim, surge Mauá. Após plebiscito ocorrido em 22 de novembro de 1953, o distrito de Pilar ganha autonomia político-administrativa de Santo André e passa a ser conhecido como município. E ao longo dos 46 anos seguintes, a cidade registra um alto crescimento econômico e populacional, estabelecendo-se como uma das principais do Estado. 

1953 – Plebiscito ocorrido em 22 de novembro aprova por 658 votos a favor e apenas sete contra a autonomia político-administrativa de Mauá.

1954 – Primeiro ano de Mauá como município autônomo.

1954 – O apelido de “Cidade da Porcelana” surge após o processo de emancipação político-administrativa.

1954 – Em 3 de outubro são realizadas as primeiras eleições para prefeito e vereadores, com a vitória de Ennio Brancallion para prefeito e Jorge Paschoalick como primeiro presidente da Câmara Municipal de Mauá.

1954 – Inauguração da Refinaria do Capuava-RECAP.

1955 – Surgimento da banda da Igreja Imaculada Conceição. O coral surgiria em 1957.

1955 – Início do mandato do prefeito Ennio Brancallion, que se finda em 1958.

1956 – Inauguração do Hospital e maternidade Mauá.

1956 – Surgimento do Jardim Primavera.

1957 – Fundação do Grêmio Estudantil “11 de março”, do Grupo Escolar Visconde de Mauá. Trata-se da primeira entidade estudantil organizada de Mauá.

1957 – Fundação do Sindicato dos Trabalhadores na Cerâmica de Louça, Pó de Pedra e Porcelana de Mauá, ainda em atividade. Trata-se da primeira organização sindical da cidade.

1958 – Fundação da Liga Mauaense de Futebol.

1959 – Fundação da Associação Cultura e Esportiva Nipo-Brasileira.

1959 – Inauguração do Cruzeiro Sagrado Coração de Jesus, na Vila Independência.

1959 – Início das atividades da Guarda Noturna Municipal, precursora da atual GCM.

1959 – Início do mandato do prefeito Elio Bernardi, que se finda em 1962.

Final da década de 50 – Surgimento do Bairro Feital.    

1960 – Fundação do Sindicato dos Trabalhadores na Destilação e Refino de Petróleo de Mauá, fechado após intervenção do governo militar e perseguição de seus dirigentes entre 1964 e 1965.

1960 – Surgimento do primeiro estúdio fotográfico de Mauá, chamado de “Foto Artístico”, que funcionava na Avenida Barão de Mauá.

1960 – Inauguração da Concha acústica da Praça 22 de novembro, destruída na década de 80.

Início dos anos 60 – Surgimento da pastoral da AP (Ação Popular), no Jardim Zaíra, sob a liderança de D. Jorge Marcos de Oliveira.

1961 – Inauguração do Jardim Japonês, na Praça 22 de novembro, hoje ocupado pelo terminal rodoviário.

1962 – Assume o cargo de prefeito Amélio Zuliani, que exerce o mandato até dezembro.

1962 – Fundação da Sociedade Amigos do Jardim Zaíra e circunvizinhanças, o SABAJAZAC, uma das primeiras entidades de bairro de Mauá.

1962 – Surgimento do “Gran Circo Teatro Ravel”, que unia circo e teatro, idealizado por Anselmo Walendy, um dos maiores expoentes da história da cultura mauaense. O “Gran Circo” encerra suas atividades em 1966.

1963 – Grande protesto dos estudantes do Ginásio Estadual Visconde de Mauá pela reforma e ampliação do prédio que resultou no chamado “Movimento Paredista”, desejo de pais e alunos de construir uma parede na entrada do prédio da escola no sentido de impedir a entrada de pessoas no local.

1963 – Surgimento da UNIME-União dos Estudantes de Mauá.

1963 – Assume a Prefeitura Edgard Grecco, pai do futuro prefeito José Carlos Grecco. Exerceu o mandato até setembro de 1965, quando sofreu um processo de “impeachment” e teve que deixar o cargo.

1964 – Fundação do Conservatório Musical de Mauá.

1964 – Concordata e encerramento das atividades do “Curtume Mauá”.

1965 – Assume o cargo de prefeito José Mauro Lacava, que encerra seu mandato em 1966.

1967 – Assume para um segundo mandato como prefeito o deputado Elio Bernardi, que se encerra em janeiro de 1970.

1968 – Falecimento do primeiro prefeito de Mauá, Ennio Brancallion.

1969 – O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, começa a trabalhar como operário na então Porcelana Real. Perseguido e exilado pela ditadura, retornaria ao Brasil em 1979.

1970 – Surgimento do Jornal “A Voz de Mauá”, fundado por Geraldo Antão Piedade e Victoriano de Paula Piedade, o primeiro veículo de comunicação da cidade. O semanário fechou em 2017.

1970 – Em fevereiro, assume como prefeito municipal Américo Perrela, que governou até janeiro de 1973.

1970 – Surgimento do TECO (Teatro da Comunidade), composto por alunos da EE Therezinha Sartori. O grupo encerraria as atividades em 1976.

1971 – Instalação do Ginásio esportivo de Mauá, demolido em 1991 na gestão do prefeito Amaury Fioravanti. Atualmente o espaço do antigo ginásio pertence à FAMA – Faculdade de Mauá.

1971 – Realização da 1ª Olimpíada Esportiva de Mauá, disputada até 1986.

1971 – Início das atividades do “Cine Symaflor”, fechado em 1989.

1972 – Instalação da Biblioteca Pública Municipal “Cecília Meirelles”.

1973 – Amaury Fioravanti assume o posto de prefeito em fevereiro em mandato que se encerraria em janeiro de 1977.

1974 – Inauguração do atual Paço Municipal de Mauá.

1974 – Surgimento do Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia.

1975 – Criação da zona industrial do bairro Sertãozinho.

1976 – Fundação da Federação Comunitária das Sociedades Amigos de Bairros de Mauá.

1977 – Fundação da Associação dos Petroleiros de Mauá, transformada em sindicato no início dos anos 1980.

1977 – Instalação da pioneira instituição de ensino superior na cidade, a Faculdade de Desenho Industrial de Mauá.

1977 – Posse como prefeito de Dorival Rezende, que encerra seu mandato em janeiro de 1983, ano em que é assassinado a tiros em uma churrascaria de Santo André por motivos passionais.

1978 – Destruição do prédio do antigo Grupo Escolar de Mauá, localizada na Praça da Paineira, durante o governo Dorival Rezende, um dos maiores crimes cometidos contra o patrimônio histórico-cultural da cidade.

1979 – Criação da primeira escola municipal, a Escola Municipal do Bairro Feital.

1980 – Fundação do primeiro núcleo do PT (Partido dos Trabalhadores) de Mauá.

1981 – Fundação do Grêmio Esportivo Mauaense, primeira equipe de futebol profissional da cidade.

1983 – Surgimento da estação ferroviária do Guapituba.

1983 – Início da gestão do prefeito Leonel Damo, que governou até 1988.

1984 – Inauguração do estádio municipal de Mauá “Pedro Benedetti” recebeu a partida entre Grêmio Mauaense e São Paulo FC, com vitória por 2x1 para o tricolor. O primeiro gol do novo estádio foi marcado pelo atacante são-paulino Careca.

1985 – Surgimento da comissão de memória de Mauá.

1985 – O Grêmio Esportivo Mauaense sagra-se campeão paulista da Terceira divisão em dois jogos finais contra o Mirassol FC.

1987 – Início das operações do aterro sanitário do Sertãozinho, que recebe o lixo de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo.

1989 – Eleito para um segundo mandato, Amaury Fioravanti comandou a prefeitura até dezembro de 1992.

1989 – Reorganização do movimento estudantil de Mauá, com a fundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

1990 – Promulgação da Lei Orgânica Municipal.

1990 – Surgimento da Orquestra de Violeiros de Mauá.

1990 – Falecimento, em Paris, do pintor Emeric Marcier.

1991 – Primeira manifestação pública em defesa do impeachment do Presidente Collor de Melo ocorre em Mauá, em ocasião do segundo Congresso da UMES local.

1992 – O Grêmio Mauaense perde apoio oficial da Prefeitura, que inclusive abandona o estádio municipal e fica sem disputar o Campeonato paulista deste ano.

1993 – O ex-deputado constituinte José Carlos Grecco assume a Prefeitura para um mandato que termina em 1996.

1994 – Surgimento do Parque Ecológico “Alfredo Klinkert Junior”, no Jardim Guapituba.

1996 – A UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) realiza seu Congresso de reorganização com a presença de mais de 2000 estudantes de todo o estado de São Paulo.

1997 – O Partido dos Trabalhadores elege pela primeira vez um prefeito em Mauá, no caso o ex-vereador Oswaldo Dias, um dos fundadores do PT local.

1998 – Inauguração do Cine Green Plaza, que dura pouco tempo e encerra suas atividades no ano 2000.

1998 – Fim das obras de revitalização da Praça 22 de novembro, durante a gestão do prefeito Oswaldo Dias.

1999 – Decretada a falência da empresa Unimauá, antiga Indústria Brasileira de Pigmentos. 

Mauá no século XXI 

Nos últimos 20 anos, Mauá viveu em ebulição com a modernização da cidade e a inauguração de obras e locais importantes, como o Mauá Plaza Shopping, o Teatro Municipal, a nova sede da Câmara dos Vereadores e o trecho leste do Rodoanel, e a vida política municipal, com a confusão nas eleições de 2004 e as prisões, o impeachment e a anulação da cassação do mandato do prefeito Atila Jacomussi, entre 2018 e 2019. 

2001 – Oswaldo Dias torna-se o primeiro prefeito a ter dois mandatos consecutivos na História de Mauá, para um mandato até dezembro de 2004.

2001 – Inauguração do atual Teatro Municipal de Mauá.

2002 – Criação do núcleo de História e memória da Prefeitura de Mauá.

2002 – Inauguração do Mauá Plaza Shopping.

2003 – O Grêmio Esportivo Mauaense sagra-se campeão paulista da Série B1.

2004 – As eleições municipais são as mais confusas de toda a história de Mauá, marcada por disputas jurídicas e suspensão do segundo turno.

2005 – Após a suspensão do segundo turno pela justiça eleitoral de Mauá no ano anterior, toma posse como prefeito interino Diniz Lopes dos Santos, então presidente da Câmara; este governa até o dia 6 de dezembro de 2005.

2005 – Assume como prefeito Leonel Damo, por decisão judicial, sem a realização de segundo turno, para um mandato até dezembro de 2008.

2006 – Inauguração da nova sede da Câmara Municipal de Mauá em 22 de dezembro.

2009 – O petista Oswaldo Dias assume o comando da Prefeitura pela terceira vez para um mandato que seria encerrado em 2012.

2013 – Impedido de disputar a reeleição, Oswaldo Dias é sucedido por Donisete Pereira Braga no comando do Paço Municipal de Mauá. O ex-deputado estadual governa até 2016.

2015 – Inauguração do trecho leste do Rodoanel e sua interligação que contemplou o município.

2016 – Após sucessivas vitórias eleitorais do PT na cidade, Atila Jacomussi vence o candidato Donisete Braga no segundo turno das eleições municipais, tendo Alaíde Damo como sua vice.

2017- Fundado o Mauá FC, o segundo time de futebol profissional da cidade.

2018 – O prefeito Atila Jacomussi é preso em duas oportunidades em ações comandadas pela Polícia Federal. A vice Alaíde Damo assume o comando do Paço na vacância do prefeito, acirrando a disputa política entre os dois clãs conservadores da cidade.

2019 – A Câmara de vereadores cassa o mandato do prefeito Atila Jacomussi em abril, mas a justiça estadual anula decisão do legislativo e recoloca Atila no cargo.

2020 – O vereador Marcelo Oliveira é eleito novo prefeito de Mauá após vencer disputa em segundo turno contra Atila Jacomussi. 

Bibliografia 

ALCARRIA, Daniel. História do movimento estudantil no ABC, Mauá: Edição do autor, 2007. 

ALCARRIA, Daniel. Almanaque Histórico do Grêmio Esportivo Mauaense, Mauá: Edição do autor, 2017. 

CONGRESSO DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO ABC. Anais do I Congresso de História da região do ABC, Santo André: editora Bartira, 1990. 

COSTA, Alexandre da. Almanaque do São Paulo Futebol Clube. São Paulo: editora abril, 2005. 

MÉDICI, Ademir. De Pilar a Mauá, Mauá: Secretaria de Cultura da PMM, 1986. 

MÉDICI, Ademir. 9 de Novembro de 1947: a vitória dos candidatos de Prestes, Santo André: Secretaria de Cultura da PMSA, 1999. 

NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA. Corpos em movimento: as práticas esportivas e de lazer em Mauá 1954-2004, São Paulo: Imprensa oficial do estado, 2004. 

NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA. Cem anos de educação: das escolas isoladas ao sistema municipal, São Paulo: Imprensa oficial do estado, 2004. 

NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA. Participação política em Mauá: da emancipação às conquistas sociais 1954-2004, São Paulo: Imprensa oficial do estado, 2004. 

NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA. Cultura e cidadania: meio século de autonomia em Mauá 1954-2004, São Paulo: Imprensa oficial do estado, 2004. 

PUNTSCHART, William. Memórias da cidade, Mauá: Editora Assahi, 2004. 

SANTOS, Nilton César Marques. Resgate da História-PT Mauá, São Paulo: editoria STS, 2003. 

TAUNAY, Afonso de E. João Ramalho e Santo André da Borda do Campo. 2º edição. São Paulo: editora EGRT, 1968. 

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE MAUÁ. Mauá-jubileu de prata 1954/1979. Mauá: poligráfica, 1979.