Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por nova cepa do coronavírus

Por Portal Opinião Pública 15/01/2021 - 12:51 hs
Foto: Freepik

Após o surgimento de uma nova variante do coronavírus no país, o Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (15) o primeiro episódio de reinfecção pela nova cepa do vírus responsável pela Covid-19. O caso aconteceu no estado do Amazonas. 

De acordo com a pasta, a notificação sobre o caso aconteceu na quarta-feira (13), um dia depois de o instituto Fiocruz do estado do Amazonas identificar uma variante do coronavírus em uma mulher de 29 anos de idade, com sintomas leves da doença.  

Segundo as informações do ministério, a vítima foi diagnosticada com Covid-19 pela primeira vez, em 24 de março do ano passado. Nove meses depois, no dia 30 de dezembro, ela obteve um novo diagnóstico positivo para a doença, sendo que a segunda análise realizada mostrou um padrão de mutações compatível com a variante do vírus descoberta recentemente no Japão, mas que é de origem no Amazonas.  

Ainda de acordo com o órgão, a informação já foi compartilhada com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e com toda a Rede do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs). 

Até o momento, o país possui dois casos notificados de reinfecção pela nova variante do coronavírus. Além do caso confirmado no estado do Amazonas com a variante Amazônica, outro episódio, identificado na Bahia, com a mutação originária da África do Sul, está sendo investigado.