Crimes virtuais: quais são e como agir?

Por Mayara Dias 27/02/2018 - 09:57 hs

É nítido que o mundo está ficando cada vez mais conectado e que a tecnologia vem crescendo de uma forma descomunal, fazendo com que a vida das pessoas fique interligada a isso, tanto aos que são amantes das redes sociais, quanto aos que usam a internet para facilidades do dia a dia.

Pesquisas apontam que um grande exemplo da dimensão do avanço tecnológico é a rede social Facebook. O aplicativo possui cerca de 1 bilhão de acessos diários, chegando em algumas momentos a ter mais de 35 bilhões de acessos por mês.

O fato é que, embora essa modernidade seja muito vantajosa devido ao leque de opções que nos oferece, ela também se torna extremamente perigosa, pois é muito fácil navegar na web de forma anônima e expressar-se sem muita cautela, realizar trocas de informações importantes em segundos, agir de forma ilegal e ainda assim se sentir protegido por estar por detrás de uma máquina.

É certo que essa forma de comunicação muito nos ajuda, porém, toda a tecnologia não traz apenas pontos positivos. Na rede, há também os famosos Crimes Virtuais, que vêm crescendo numa grande proporção. Tais práticas são enquadradas no nosso Código Penal Brasileiro resultando aos criminosos, punições como pagamento de indenização e até mesmo prisão.

Quais são os crimes mais comuns praticados na internet?

Crimes contra a honra (Calúnia, Difamação, Insultos), Ameaça, Furto, Extorsão, Divulgação de material confidencial, Ato obsceno, Apologia ao crime, Perfil falso, Preconceito ou discriminação, Pedofilia, Comércio falso, entre outros.

Vale esclarecer que são inúmeros os casos em que pessoas são chantageadas por conhecidos, ex-namorados, ex-maridos com a divulgação de fotos íntimas na rede. Porém mesmo que a divulgação ainda não tenha sido feita, o crime está estabelecido.

Como agir em caso de crimes virtuais?

Se você for vítima de quaisquer umas das modalidades de crimes virtuais o primeiro passo é juntar as provas e informações a fim de comprovar a veracidade dos fatos, e depois disso procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido.

Algumas cidades possuem Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos, mas esse registro pode ser feito em qualquer delegacia por todo o país. O boletim de ocorrência é um documento fundamental no processo de denunciar um crime virtual, pois permite que seja instaurado um inquérito policial para então realizar a investigação.

Procurar um advogado que tenha conhecimento em Direito Digital, para que o mesmo possa guiar o caso da melhor forma é uma opção bastante interessante também.

Deste modo, não fique calado em nenhuma hipótese em que tenha sido vítima de crimes na internet.