Verminose, um inimigo invisível

Por Luiz Marcelo Pierro 12/04/2018 - 10:37 hs

A verminose é uma doença que causa infecção intestinal, provocada por agentes chamados parasitas que vivem dentro do organismo de um hospedeiro que pode ser um humano ou animal (endoparasita). É uma doença frequente, acometendo tanto adultos como crianças, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na cidade como na região rural.

A contaminação ocorre de diversas formas, mas a maneira mais comum é por meio da ingestão de alimentos, através da pele quando há pequenos ferimentos  ou por água contaminada. Já os tipos mais comuns de verminose são as ascaridíase, teníase, oxiuríase, tricuríase, ancilostomíase, giardíase e esquistossomose.

O áscaris é uma das verminoses mais comuns, também chamada de lombriga. A pessoa se contamina em plantas, na água ou levando a mão contaminada à boca.

A teníase, também conhecida como solitária, pode chegar a vários metros de comprimento. Ela se alimenta dos nutrientes digeridos pelo hospedeiro. Com isso a pessoa com esse verme apresenta alterações de apetite (fome intensa ou falta de apetite), vômito e diarréia.

O oxiúros, por sua vez, é um pequeno verme que pode causar inflamação no intestino. Esse tipo de verme provoca coceira principalmente durante a noite.

Porém, a verminose de maior preocupação clínica é a esquistossomose. Proveniente de caramujos em lagos e riachos, ela pode causar aumento do coração provocando inchaço nas pernas, falta de ar e arritmia cardíaca. Boa parte dos pacientes com “coração grande” tem essa doença.

Os sintomas mais comumente encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, falta de disposição, diarréia, vômito, perda de peso, anemia e em alguns casos febre.Mas a principal consequência da verminose é a desidratação que ocorre principalmente pela diarréia e vômito, que ocorrem no início da doença.

Em crianças, a verminose pode acarretar retardo do desenvolvimento físico, anemia ferropriva com déficit de memória.

O diagnóstico é fundamental para identificar o tipo de verme que está hospedado no organismo e o tratamento, muitas vezes, pode ser feito antes mesmo da identificação do verme, com medicações antiparasitárias. É até recomendado, em alguns casos de dor na barriga, que o tratamento para verminose seja iniciado antes do resultado do exame acusar o problema. Mas o ideal é a prevenção, que é feita com alguns hábitos simples, como lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro, beber apenas água filtrada ou fervida, lavar bem alimentos antes do preparo quando consumidos crus, comer carne bem passada e em locais limpos. A prevenção constitui a forma mais segura e eficaz contra os parasitas.

A verminose é muito presente em nosso país e, como citado anteriormente, pode provocar diversos problemas na infância e mesmo em adultos. O cuidado com a alimentação e higiene das mãos é bem importante, e na dúvida, sempre procure um médico.