O clima muda e eu fico doente. Por quê?

Por Luiz Marcelo Pierro 18/06/2018 - 11:24 hs

É verdade que as mudanças de tempo favorecem a determinadas doenças. No outono, por exemplo, as pessoas ficam mais suscetíveis a rinites e sinusites. Já no inverno, os ambientes fechados favorecem a transmissão de doenças virais e infecciosas.

Alguns outros fatores, no entanto, também favorecem o surgimento de certas doenças. No caso da rinite, roupas de lã do inverno anterior, que estavam no armário, podem facilitar o seu aparecimento. A baixa umidade do ar e a pouca ingestão de liquido também favorecem o surgimento de doenças, bem como o contato de sua mão com mão de alguma pessoa resfriada, que pode provocar a transmissão em determinadas ocasiões.

No caso da mudança brusca de temperatura, muito recorrente hoje em dia, seu principal efeito é diminuir a imunidade do indivíduo. Com isso, doenças virais e infecciosas são vistas mais comumente entre as pessoas. Entre os sintomas mais comuns nesta época do ano, estão a coriza, a dor de garganta e as dores no corpo.

Na infância, os resfriados podem ajudar as crianças à criarem uma resistência maior. Não temos hoje um remédio que forneça mais imunidade. Sendo assim, apenas o contato com essas doenças favorecem a sua criação.

Já para a prevenção contra as doenças do inverno, o cuidado começa mesmo antes do nascimento. Para os pais que desejam ter filhos mais resistentes a essas doenças, uma boa alimentação durante a gestação é fundamental, assim como após o nascimento da criança. E um grande aliado para as mães é o leite materno, pois ele também auxilia na formação da imunidade do bebê. O uso de vacinas também é importante para o fortalecimento do sistema imunológico e, após seis meses de idade, a criança já pode ser vacinada contra a gripe, o que diminui ainda mais o risco de internação caso a criança adoeça.

Para os adultos, as melhores maneiras de evitar a baixa da imunidade nesta época do ano é ter uma alimentação saudável e balanceada, dormir bem e fazer muitas atividades físicas. A ingestão de água, principalmente pelos idosos, é bem importante.

Quanto ao tratamento das enfermidades mais comuns no outono e no inverno, ele pode ser feito com medicamentos como descongestionantes ou antigripais, que melhoram a inflamação da mucosa. O uso dessas medicações tem um limite de até 7 dias. Depois desse tempo, deve ser analisada a necessidade do uso de antibióticos, caso não haja melhora nos sintomas. Outro possível tratamento é a inalação, procedimento que pode ser feito com soro fisiológico ou medicações especificas.

Porém, tenha muito cuidado com a automedicação. É importante sempre se hidratar, colocar as roupas ao sol e evitar ambientes  muito fechados.

Na dúvida, sempre procure um medico.

Um Abraço.