Qual a temperatura ideal para um bom banho?

Por Luiz Marcelo Pierro 02/08/2018 - 15:02 hs

Briga frequente entre os casais, a temperatura do banho diverge muito entre cada pessoa. Vai da preferência pessoal escolher entre uma ducha bem gelada ou um banho com água praticamente fervente. Mas enfim, qual a melhor temperatura da água para seu corpo?

Segundo alguns especialistas, a temperatura ideal para um bom banho gira em torno dos 37ºC, sendo que o tempo que deve ser gasto é de 10 minutos. Mas uma temperatura diferente desta é prejudicial para o corpo?

O banho quente é propicio para relaxamento e alta temperatura faz com que a circulação seja mais ativa, mandando mais oxigênio para os músculos, aliviando as dores do dia-a-dia e auxiliando a relaxar. Temperaturas entre 38 ºC e 39 ºC dilatam os vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir melhor.

Na pele, o calor da água, assim como vapor gerado durante o banho faz com que nos livremos de células mortas e o resultado é a sua regeneração. A abertura dos poros também faz com que produtos para a pela sejam absorvidos com maior eficiência.

Com nariz entupido, comum nos casos de rinite, sinusite, gripe ou resfriado, um banho quente pode ajudar, já que o ar quente e úmido auxilia a abrir as cavidades nasais.

Mas qual é o problema do banho muito quente? Nesses casos, a água em temperatura mais elevada faz com que a pele resseque, podendo até mesmo levar ao desenvolvimento de dermatites (inflamações de pele), além de aumentar a oleosidade dos cabelos.

Já no caso dos banhos frios também há benefícios. A água fria vasocontrai, isso é, fecha os poros da pele e ajuda na recuperação de doenças e sinais como febre. Outro beneficio do banho frio, é que ele funciona como café, sendo quase que obrigatório para quem dormiu pouco e vai ter que encarar um dia longo.

Uma ducha gelada também faz bem para os cabelos. Lavar as madeixas com água em temperatura entre 22ºC e 24ºC estimula o couro cabeludo, principalmente pra quem tem cabelo oleoso, enquanto a água quente ativa a produção das glândulas sebáceas, tornando o cabelo mais oleoso.

Na pele, a água fria mantém o manto hidrolipídico do corpo intacto, que é a camada invisível formada pelo suor e pelo sebo e que protege a pele e os cabelos.

Entretanto, o banho frio também pode acarretar problemas. A queda busca da temperatura pode provocar hipotermia e em alguns casos, até mesmo desmaio. No calor, o ideal é iniciar o banho com água morna e gradativamente baixando a temperatura aos poucos.

Caso apresente mal-estar ou mesmo algum outro sintoma no banho como falta de ar ou cansaço, procure um médico.