Opinião Pública: O jornal que o povo lê completa 19 anos

Por Capa 02/08/2018 - 15:14 hs

Credibilidade, seriedade e compromisso com a verdade. Esses são apenas alguns dos pilares sobre os quais o Jornal Opinião Pública se estabeleceu e desenvolveu um trabalho que no mês de agosto completa 19 anos. E os frutos de todo esse esforço vêm sendo colhidos diariamente, uma vez que o periódico se tornou a principal referência na mídia impressa mauaense.

A história do Jornal Opinião Pública começa em 1999, quando ele foi fundado em Ribeirão Pires por Clóvis Volpi para ser mais uma opção de jornalismo sério e independente na região do Grande ABC. Porém, com o maior envolvimento de seu fundador no mundo da política, o jornal acabou sendo vendido em 2002 para o empresário Wladimir Ferreira de Camargo, que criou a nova linha de atuação do periódico, concentrando-se em um primeiro momento na microrregião composta por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e, mais tarde, priorizando a cidade de Mauá, seus problemas e sua população.

Ao longo dos anos, como não podia deixar de ser, o Opinião Pública passou por mudanças, tanto no quadro de funcionários, como em seu layout e design e também em outros aspectos. Entretanto, todas elas colaboraram para a construção do prestígio que o jornal tem hoje com a população. E com isso, os responsáveis pelo periódico podem, orgulhosamente dizer, que conseguem oferecer um acesso democrático de cada edição aos seus leitores, uma vez que cada exemplar é totalmente gratuito e os 20 mil jornais impressos semanalmente são distribuídos nos principais pontos comerciais e em várias repartições públicas municipais. Com isso, o jornal pode ser encontrado em praticamente todos os bairros de Mauá.

Além disso, para acompanhar o desenvolvimento tecnológico que permite a todos o acesso mais rápido e ágil à informação, parte do trabalho desenvolvido no Jornal Opinião Pública tem sido voltada para atender as mídias digitais por meio de seu site e do Portal Opinião Pública, que traz notícias diárias sobre o que acontece na cidade, na região e no mundo.

“Qualquer mídia precisa sempre, além de se atualizar com as novidades existentes em termos de comunicação, se reinventar no dia a dia para não correr o risco de se tornar obsoleta principalmente nos dias de hoje onde a velocidade em que as novidades acontecem são extremamente rápidas”, explicou.

Trabalho árduo

Quem pega um exemplar do Jornal Opinião Pública para ler, todas as quintas-feiras, pode não imaginar, mas o trabalho por trás de cada profissional é muito intenso, passando desde a tomada de decisões sobre o que será publicado até a logística de entrega dos exemplares, que circulam por toda a cidade. E esse é um dos trunfos para que o jornal se mantenha a tanto tempo atuando sem interrupção.

“Para chegar aos nossos leitores o jornal passa por todo um processo de reuniões de pauta com os profissionais envolvidos, matérias dos jornalistas, artes dos web designer, diagramação, impressão, distribuição e inserção em todas as mídias sociais da empresa”, destacou Camargo.

A parceria com o comércio e com as empresas e entidades da cidade também foi fundamental para que o Opinião Pública se estabelecesse como principal veículo de mídia impressa de Mauá construindo a credibilidade que possue hoje em dia, como frisou o próprio diretor do jornal.

“Durante todos esses anos trabalhando para manter o Opinião, percebi o quão importante foram todas as nossas parcerias ao longo dos anos. Vocês podem não imaginar, mas é muito difícil administrar um veículo de comunicação. A responsabilidade é muito grande e por isso destaco o papel que nossos parceiros e amigos tiveram durante essa trajetória de quase duas décadas. Sem eles, nada disso teria acontecido e não teríamos nos tornado tão importantes”, disse.

Reconhecimento

Com tanto tempo de atividade na região, o Jornal Opinião Pública galgou seu espaço como a principal referência em jornalismo de Mauá, sendo hoje o veículo impresso mais longevo a atuar no município, e conquistando não apenas o respeito de seus pares, mas também da população mauaense. E isso, claro, é motivo de orgulho para o diretor do periódico.

“Sabemos hoje de nossa importância e de nossa credibilidade perante a população de Mauá que sempre nos coloca como referência em todas as pesquisas realizadas na cidade e até mesmo das demais mídias que nos vêem como exemplo ao longo desses anos”, reconheceu o diretor.

E o reconhecimento de todo esse trabalho sempre aparece. Tanto que em junho deste ano, o periódico foi agraciado com uma importante honraria na área de empreendedorismo, o prêmio ISO Quality Empreendedorismo, oferecido a comerciantes e profissionais liberais de Mauá e região por conta da excelência em qualidade, atendimento e profissionalismo.

Presente ao evento para receber a premiação, entregue pela Agência JM Estatística como reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido na cidade e na região ao longo de quase duas décadas, Wladimir declarou:  

“É de extrema importância para nós sabermos que apesar de tantos anos, continuamos sendo reconhecidos profissionalmente e referência de outras mídias, tudo isso apesar de nos encher de orgulho, aumenta cada vez mais nossa responsabilidade”, finalizou.