Os Benefícios da Educação Bilíngue nas Escolas

Por Thais Pexirile Althoff 07/11/2018 - 10:47 hs

Mais de 800 milhões de pessoas falam inglês atualmente. Na maioria dos países, 10% de sua população falam a língua fluentemente. Já no Brasil, apenas 1% da nossa população é fluente no idioma. 

O Ensino Bilíngue constrói cidadãos globais, favorecendo a compreensão de outras culturas, desenvolvendo a capacidade de ser críticos, pesquisadores, questionadores e intelectuais. 

Entre as diversas vantagens em ser bilíngue destacam-se a facilidade em aprender um 3º ou mais idiomas e desenvolver a cognição mais rapidamente. Portanto, quanto mais estímulos na segunda língua a criança receber, maior será o domínio dela, e quanto mais células nervosas estimuladas, melhor o seu desempenho geral. 

Estudos recentes mostram que a educação bilíngue estabelece uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, de resolução de problemas à empatia, capacidades tão exigidas em um mundo cada vez mais conectado. 

Segundo Vygotsky, “o desenvolvimento da fala e o desenvolvimento cognitivo do ser humano serve como base sólida das recentes tendências na linguística aplicada em direção à metodologia de ensino de línguas estrangeiras mais naturais e humanas, mais comunicativas e baseadas na experiência prática, cuja vivência em todos os momentos é fundamental”. 

Pesquisas explicam que a imersão no inglês a partir dos quatro anos de idade em um ambiente bilíngue oferece melhor chance das crianças se tornarem fluentes em ambas as línguas, sem deixar se perder a essência da língua materna. 

Uma vez que o momento ideal para se alcançar proficiência em uma língua estrangeira é a idade pré-escolar e sendo bilinguismo um requisito básico ao indivíduo na sociedade moderna, compete às escolas facilitar e explorar ao máximo este aprendizado. Sendo assim, a escola com educação bilíngue que implantar um programa de ensino de qualidade nos próximos anos se tornará um referencial, cuja visão de futuro é a educação integral de seus alunos. 

Para que os resultados sejam significativos é preciso que as aulas não sejam simplesmente aulas de inglês, e sim aulas em inglês, pois o idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade de aula.  

A missão de transformar vidas por meio da Educação Bilíngue, motiva a oferecer produtos e serviços com os mais elevados padrões de qualidade para os alunos brasileiros. Pensando nisso, deve-se trabalhar com o propósito de desenvolver soluções bilíngues efetivas em ensinar o idioma coerente com a realidade dos alunos brasileiros. 

Se antes era um diferencial que escolas regulares oferecessem Educação Bilíngue, hoje é extremamente essencial, pois o domínio de uma segunda língua passou a ser quase pré-requisito para conquistar cargos de destaque. 

A Revolução Bilíngue é necessária! Vamos juntos?