Exercícios físicos na gravidez

Por Prof. Salvador Cruz 07/05/2019 - 14:42 hs

Todos sabem que os exercícios físicos promovem diversos benefícios em todas as etapas da vida. E isso continua durante o período de gestação da mulher. Os exercícios físicos promovem tônus muscular, força e resistência, o que ajudará o corpo a carregar o peso extra da gravidez, preparará a mulher para o esforço do parto e ainda ajudará o corpo a voltar mais rápido à forma depois que o bebê nascer. 

A atividade física nesse período diminui desconfortos físicos, como prisão de ventre, inchaço, dores nas costas e fadiga, além de ajudar a manter o humor mais estável, a autoestima e o sono em dia. 

Quem nunca praticou atividades físicas pode e deve começar a se exercitar, desde que siga uma intensidade de leve a moderada. Inicie com natação, hidroginástica, caminhadas, corridas leves, e bicicleta ergométrica, estes são considerados exercícios seguros na gestação. Pilates e Ioga também são boas atividades.  

Porém fique atenta! Algumas mulheres precisam de mais cuidados para fazer exercícios. É importante avaliar se sua gravidez é de baixo, médio ou alto risco. Converse com o médico antes de iniciar qualquer atividade física, especialmente se você: teve alguma ameaça de aborto espontâneo; teve um bebê prematuro no passado; sabe que corre risco de um parto prematuro desta vez; sabe que sua placenta está baixa; teve sangramento forte; teve problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril; tem alguma doença pré-existente; tem anemia severa; tem pressão alta ou sabe que vai ter mais de um bebê. 

É especialmente importante durante o primeiro trimestre que você evite elevar demais a temperatura corporal e os batimentos cardíacos. Passado esse período, você também vai precisar eliminar exercícios que sejam feitos no chão (de barriga para cima ou para baixo) ou em que você fique de pé por muito tempo, ambos podem reduzir o fluxo de sangue para o bebê. 

Se você tinha um ótimo condicionamento físico antes da gravidez, é provável que possa continuar com as mesmas atividades. Mas converse com o médico antes de fazer exercícios de alto impacto ou com muita carga. Na gravidez, o corpo precisa de mais oxigênio, por causa do bebê, o organismo terá menos oxigênio disponível para se exercitar. Desde que você consiga treinar sem perder o fôlego, provavelmente não há problema.  

É importante adaptar a rotina de atividades físicas ao avanço da gravidez. Mesmo que você seja bem ativa, seu corpo naturalmente estará propenso a diminuir o ritmo, para acomodar o útero em crescimento.  

De modo geral, não se exercite até chegar a um cansaço extremo. Uma boa regra é baixar o ritmo quando não conseguir mais conversar com alguém enquanto estiver se exercitando. Escute os sinais do seu próprio corpo.  

Até mais!