A tecnologia na melhor idade

Por Professor Fernando da Informática 06/11/2019 - 09:29 hs

 

A tecnologia está mais presente no dia a dia de todas as pessoas. E, como não poderia deixar de ser, o fácil acesso aos novos métodos de comunicação e de trabalho tem facilitado a vida de todos os grupos de pessoas, dos mais jovens aos idosos, estes últimos cada vez mais instruídos sobre as novidades tecnológicas. Já não é mais algo raro ver pessoas da melhor idade utilizando recursos como mensagens de texto, chamada por vídeo e as redes sociais para se atualizarem sobre a vida de seus familiares e amigos. Os tempos mudaram e os idosos estão em busca de integração na nova sociedade. 

Mas, eis a questão? Quais são esses novos desafios e medos frequentes que uma grande parte desse público tem em enfrentar a tecnologia? 

Apesar de estarem cada vez mais acostumados com as novas tecnologias, é bem provável que muitos idosos já solicitaram a ajuda de alguém mais jovem para executar uma tarefa simples, como ajustar as configurações do celular ou de uma TV, não é mesmo? 

Por isso, muitas vezes existe – por parte dos idosos - uma falsa sensação de incapacidade que acaba os afastando de atividades que requerem o uso de tecnologia. E é daí que surge a importância de saber como vencer o medo de aprender sobre essas novidades na terceira idade. 

Vemos que, aos poucos, esse tabu vem sendo quebrado. Hoje, os idosos já procuram entender melhor o que faz parte dessa revolução tecnológica e quais benefícios ela lhe proporciona. A utilização desses recursos, inclusive, vai além da comunicação. O que hoje consideramos tarefas simples, como buscas no Google, momentos de lazer com jogos online, a visualização de vídeos e a leitura de textos e livros digitais, podem ajudar aos idosos de diversas formas, pois eles passam a exercitar a leitura, escrita e memória, o que é muito importante, já que são fatores que podem ser perdidos em idades mais avançadas. 

Os avanços tecnológicos também podem garantir uma grande fonte de informação, que muitas vezes estimulam novos aprendizados. Com a facilidade de acesso a informações, muitos idosos podem começar a pesquisar por conta própria diversos assuntos como culinária, lazer, esporte, saúde, entre outros, melhorando seus conhecimentos. 

Apesar das dificuldades, os idosos estão mais focados em aprender mais sobre a tal tecnologia que é influente em todas idades. A população mundial está envelhecendo e, com isso, as tecnologias devem se adaptar a ela, proporcionando mais praticidade e ferramentas para melhorar a experiência de quem está na melhor idade. 

Assim, todos poderão tirar o melhor proveito do que os novos instrumentos tecnológicos têm a oferecer, uma vez que em qualquer faixa etária já não vivemos sem uso desses benefícios.