Seis passos para entender uma pirâmide financeira e não cair em um golpe

Por Carlos Assunsão 15/09/2021 - 09:59 hs

1 – O que é um modelo de pirâmide financeira ou de negócios?

Uma pirâmide financeira se caracteriza por ser um modelo de negócio no qual a entrada de novos colaboradores é a principal fonte de renda.

Dessa forma, quem está na base sustenta quem está no topo, assim esse modelo se mostra insustentável, uma vez que necessita da entrada de novos membros para os que já estão no negócio continuem lucrando.

2 – Promessa de ganho fácil, lucro exorbitante, retorno garantido;

Desconfie de qualquer promessa de investimento que tenha retorno muito alto e garantido, algo que prometa ganho de 2% ao mês ou mais sem risco é uma grande mentira. O maior investidor do mundo, Warren Buffet, não fazia isso no mês.

3 – Falta de informações básicas de como a empresa irá fazer sua rentabilidade;

Você sabe aonde que a empresa ganha o seu lucro garantido?

Ela está registrada em algum conselho ou legislação?

Você conhece a história dos sócios?

Recebe relatórios onde informam o que foi feito com o seu dinheiro?

Procurou as redes sociais? Os sites e páginas são confiáveis?

As informações são recentes e postadas semanalmente?

Se checou tudo isso e mesmo assim se sentiu confortável em seguir, o risco é seu.

4 – Por que tanta gente cai em esquemas de pirâmide financeira?

Ganhar dinheiro fácil, rápido e com pouco trabalho: não é preciso se esforçar muito para entender por que tanta gente se atrai pelas pirâmides financeiras.  No entanto, considerar “ganância” ou “imediatismo” como motivos não só reduz o problema, como também coloca sobre a vítima a culpa de ter sido enganada.  Os esquemas de pirâmide, assim como vários outros tipos de golpe, são extremamente talentosos em encantar seus alvos. Mais do que isso: eles conseguem cooptar quem já caiu na fraude a convencer outras pessoas a se enrolarem também

5 – O que fazer se entrar em uma pirâmide ou descobriu o esquema?

Denuncie o mais rápido possível para o Ministério Público Federal ou Estadual, pois tem uma Lei (1.521/51) nacional onde criminaliza esse tipo de prática e também deve contratar um advogado para propor, junto ao Judiciário, ações de indenização por danos materiais e morais e recorrer ao uso de tutelas de urgência, medidas que visam o resgate imediato dos valores aplicados.

Bônus – Dica Carlos

Não seja bobo, não existe dinheiro fácil, uma dica simples e útil é verificar se a empresa onde você quer investir possui registro em órgãos oficiais como a CVM e a B3. Assim, você pode se precaver para não entrar no prejuízo e depois estar nessa lista das famosas pirâmides financeiras. Como já dissemos, não há ganho fácil e rápido assim.