Novidades do Pix

Por Professor Fernando da Informática 20/10/2021 - 08:30 hs

Recentemente, escrevi um artigo neste mesmo espaço da Revista SUCESSO explicando como funciona o Pix, novo modelo de operações financeiras que caiu no gosto dos brasileiros devido à facilidade e a forma prática que ele nos oferta para realizar determinadas transações. Entretanto, apesar de sua popularidade, esta nova ferramenta, infelizmente, apresentou alguns pontos negativos e brechas que estão sendo utilizados por bandidos para cometer fraudes e golpes virtuais. 

Com o aumento no número de falcatruas, o Banco Central decidiu intervir e criou algumas regras que já entraram em vigor, na tentativa de frear as fraudes que têm atingido muitas pessoas. Desta forma, tanto o Pix quanto outros meios de pagamento digitais que estejam sob supervisão do Banco Central, passarão a operar com essas mudanças que visam ampliar a proteção e segurança dos usuários. 

Entre as medidas estão o limite de R$ 1.000,00 para transações no horário noturno, novos prazos para efetivar o aumento de limite de transações e cadastro de contas que poderão receber transferências via Pix de maior valor. 

Abaixo, explico melhor como se darão algumas destas mudanças e como o Pix passará a funcionar. 

LIMITE NOTURNO 

Uma das principais medidas tomadas pelo Banco Central foi estabelecer um limite de R$ 1.000,00 para transferências entre pessoas físicas e/ou Micro e Pequenos Empreendedores Individuais, entre as 20h e as 6h. A mudança se deve ao fato de que muitas fraudes têm acontecido no período noturno, especialmente golpes que envolvem sequestros. 

MUDANÇAS NO LIMITE 

Outra alteração se refere a um novo prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para que seja efetivado qualquer pedido do usuário para que seja feito o aumento de limites de transações via canais digitais. Isso visa impedir que bandidos tenham acesso as contas de usuários e alterem seus limites para transferir quantias maiores do que as já estabelecidas, lesando ainda mais os clientes. 

CADASTRO DE CONTAS 

Os usuários poderão ainda cadastrar previamente contas que receberão Pix acima dos limites estabelecidos, permitindo manter seus limites baixos para as demais transações.  

OUTRAS ALTERAÇÕES 

Uma das outras grandes novidades que a ferramenta passará a oferecer são as modalidades “Pix Saque” e “Pix Troco”, que poderão ser de grande auxílio no dia a dia social e empresarial. 

No “Pix Saque”, o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, e também em terminais compartilhados como da própria instituição financeira.

Já o “Pix Troco” permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie.  

As novas regras do Pix são de extrema importância para proteção dos usuários e combate as fraudes, possibilitando novos mecanismos que trarão maior confiança nas transações.