HISTÓRIA & MEMÓRIA: NOSSA MAUÁ ONTEM E HOJE

Associação Atlética Industrial: cem anos de história com Mauá - Parte 2

Por Daniel Alcarria 20/10/2021 - 08:35 hs
HISTÓRIA & MEMÓRIA: NOSSA MAUÁ ONTEM E HOJE
Associação Atlética Industrial, campeão mauaense de 1989 depois de 30 anos na fila

Os títulos deste “fundador de ligas”

Conforme observado anteriormente, a presença do Industrial de Pilar, depois Mauá nos campeonatos de futebol da região é registrada desde os tempos da antiga LEMS (Liga Esportiva Municipal Sambernardense), quando a região toda era denominada de São Bernardo. Depois, já como distrito de Santo André, o alvinegro mauaense continuava a escrever sua trajetória ajudando na fundação, em 1941, da LSF (Liga Santoandreense de Futebol). E quando Mauá enfim virou município autônomo (com decisiva colaboração dos clubes de futebol da cidade), o Industrial foi clube fundador da Liga Mauaense de Futebol (1958).

Como parte dos movimentos “mauaenses” que cresciam em defesa da emancipação político-administrativo do distrito frente à Santo André, o futebol também dava sua contribuição para que Mauá fosse reconhecido como município independente. Em campo, o Industrial conquistou os títulos de campeão da Liga de Santo André em 1950, 1953, 1955, 1956 e 1957 sempre com excelentes times, com grandes jogadores. O título de 1950, por exemplo, foi conquistado de maneira invicta, numa final que envolveu o Industrial e o tradicional Corinthians de Santo André, com vitória do representante mauaense pelo placar de 4x2.

Outra simbólica conquista para o Industrial e para as pretensões de Mauá em emancipar-se foi o título de 1953. O “galo preto” estragou a festa dos andreenses no campeonato em que se comemorava o IV Centenário de Santo André, trazendo para Mauá o troféu de campeão municipal; em 22 de novembro daquele ano, um plebiscito definiria Mauá como município autônomo. Os jogadores que formaram o time supercampeão do Industrial naqueles anos cinquenta: King (goleiro), Oswaldinho Rocha, Antoninho, Valdir Viana, Alfredinho Fatoretto, Alceu Massagardi, Mingo, Tuim, Tornero, Hugo, Tchesco, Mameto, Élio Bernardi, Santista e outros.

O tricampeonato do Industrial (1955, 1956 e 1957) foi, conforme citado, válido pelo campeonato da liga de futebol de Santo André, mesmo após a cidade ter conquistado sua autonomia em 1953. Somente a partir de 1958, com a fundação da Liga Mauaense de Futebol (LMF), da qual o Industrial é clube fundador, é que os campeonatos começaram a ser organizados pelos futebolistas locais. Em tempo: já na primeira edição do campeonato organizado pela liga de Mauá, em 1958, o Industrial foi campeão!

Após os gloriosos anos cinquenta e sessenta, o “galo preto” foi perdendo fôlego enquanto time de futebol nas décadas seguintes para se dedicar ao social, só retornando brevemente aos campos em 1989, conquistando logo de cara o título daquele ano. Na oportunidade, o clube foi reforçado em grande parte por jogadores e membros da comissão técnica do Vila João Jorge FC, o Juá.

Apesar das polêmicas que envolveram a inclusão do time na disputa e os problemas verificados na decisão contra o Ouro Verde, o Industrial foi campeão de 1989 atuando na final com Cirilo; Negão, Giba, Zezinho e Pardal; Lobe, Chiquinho e Luís Carlos. Jaílton, Haroldo e Raul. Os jogadores Hélio e Mizinho não atuaram no 2º jogo, que foi 2x0 para o Industrial; a primeira partida ficou no empate de 0x0. Encerrara-se naquele instante a gloriosa história do centenário Industrial de Mauá pelos campos de futebol do ABC paulista.

Conhecido por sua tradição, o AA Industrial vem perpetuando história em seu um século de existência. Sua invejável estrutura física é uma das maiores da região do ABC paulista, sendo composto por um parque aquático, academias, quadra poliesportiva, restaurantes, 3 quadras de tênis, parque infantil, churrasqueiras, minicampo de futebol e espaços para festas (gourmet, locação para 120 pessoas e industrial, locação para 600 pessoas). Seu atual presidente é o advogado Carlos Eduardo Gomes. Parabéns Associação Atlética Industrial por seus 100 anos de história junto com Mauá. 

Referências bibliográficas:

MAUÁ (SP). Corpos em Movimento: as práticas esportivas e de lazer em Mauá 1954-2004. Núcleo de História e Memória. Imprensa oficial do Estado, São Paulo, 2004.

MEDICI, Ademir. Industrial de Mauá e os campeonatos de futebol do Grande ABC. Bandeirantes Industrias Gráficas, 1997.