ASSEAM elege nova diretoria para triênio 2022-2024

Por Entidades de Sucesso 13/12/2021 - 12:34 hs
ASSEAM elege nova diretoria para triênio 2022-2024
À esquerda, o atual presidente da ASSEAM, Nelson Miguel Jr. e a direita, o presidente eleito da asso

A ASSEAM (Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Mauá) estará sob nova gestão a partir do dia 2 de janeiro de 2022. Líder da chapa Renovação e Transparência, o engenheiro Eduardo Ribeiro foi eleito presidente da entidade, no pleito realizado em 24 de novembro, com 57% dos votos válidos e comandará a associação nos próximos três anos, em mandato que irá até 2024. 


A Revista SUCESSO conversou com o presidente eleito e com o atual presidente da entidade, para entender quais são as avaliações da administração que se encerra, quais foram as conquistas do período e quais são as perspectivas para o fortalecimento da ASSEAM nos próximos anos, com o trabalho que será desenvolvido. 

Uma gestão de conquistas importantes 

Atual presidente da ASSEAM, o engenheiro Nelson Miguel Jr. entra em seu último mês de mandato com a sensação de dever cumprido. Eleito em 2019 em um pleito onde foi candidato de consenso dentro da associação, Miguel afirma que durante sua gestão o principal objetivo era fortalecer a entidade para que ela se tornasse uma referência em Mauá. 

Entre as conquistas destacadas, a principal talvez tenha sido o estreitamento do relacionamento com o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) que permitiu à ASSEAM dar passos importantes quanto ao exercício de sua função. Além de ter sido essencial para a vinda de cursos, palestras e eventos voltados aos profissionais da área, a parceria culminou com a instalação de um posto do conselho em Mauá, algo que facilita o trabalho das duas instituições. 

“Conseguimos montar um posto do CREA aqui na associação, que faz atendimentos agendados de terça e quinta-feira, das 9h às 16h. E todos os dias temos um fiscal que percorre as obras averiguando denúncias, anônimas ou não, que chegam ao site do CREA ou que observamos não ter indicações em placas para confirmar se existe um profissional da área (responsável pelo serviço)”, explicou o presidente, que ressalta ainda a contribuição do conselho na construção de uma base sólida de atuação para a entidade, o que permitirá ao próximo presidente seguir adiante com o trabalho já desenvolvido. 

Mas apesar do bom trabalho realizado durante seu mandato, Miguel não deixou de falar sobre os desafios que encontrou em sua gestão, ressaltando um ponto importante: a fiscalização de obras na cidade. Segundo o engenheiro, por mais que o CREA tenha ajudado a ASSEAM neste sentido, muitas inspeções de responsabilidade do Poder Público deixaram a desejar e essa permissividade contribui para que cada vez mais surjam obras clandestinas e erguidas sem a elaboração de projetos, o que gera diversos tipos de riscos. De todo modo, Miguel enfatiza que a ASSEAM está disposta a trabalhar em conjunto com o Poder Público para tentar sanar esse problema recorrente em Mauá. 

Quanto às expectativas pelo mandato de Ribeiro, Miguel afirma que “são as melhores possíveis”. Ele também se coloca a disposição do presidente eleito para ajudá-lo com a transição e durante seu mandato. “Acho que a função de um ex-presidente é assessorar quem está entrando, pois todos queremos o melhor para a associação. Não vestimos camisas individuais e sim do grupo. Sempre falo que ele precisa ser melhor do que eu, assim como tive de ser melhor do que a gestão passada. Deixamos uma base já pronta, então é só melhorar, ver os erros que houve e melhorar”. 

Perspectivas para o futuro 

Presidente eleito para o triênio de 2022 a 2024, o engenheiro Eduardo Ribeiro conhece bem como a ASSEAM vinha trabalhando e desenvolvendo suas iniciativas nos últimos anos. Seu ingresso na associação se deu por meio da ação “CREA Jovem”, que tinha por meta fomentar a chegada de novos profissionais aos quadros da entidade. Algum tempo depois, e com a eleição de Nelson Miguel Jr., Eduardo Ribeiro passou a fazer parte da diretoria adjunta do grupo, no cargo de diretor de patrimônio. 

Com a proximidade de um novo pleito, Ribeiro e grande parte da atual diretoria lançaram candidatura através da chapa Renovação e Transparência, obtendo a maioria dos votos nas eleições de novembro. Entretanto, ele expõe que não houve nenhum tipo de rivalidade com os membros do outro grupo que tentou se eleger. Além disso, o presidente eleito enfatizou a forma como seu antecessor conduziu a entidade nos últimos anos. 

“O Nelson, como presidente, teve uma missão mais complexa, que era trabalhar com as pessoas e a pandemia, como em todo mundo, dificultou muito essa condução. Mas ainda assim, ele conseguiu trazer grandes avanços, como a semana da engenharia, o convênio entre o CREA e a associação, tivemos duas eleições para presidente do CREA e ela foi bem representada na região (...). É um trabalho que foi representativo”, disse Ribeiro. 

Já em relação às metas da nova diretoria da ASSEAM, Ribeiro aponta que o principal foco de trabalho em seu mandato será reforçar o papel da associação como referência técnica em seu segmento. “O que nós temos de ideia para conservar e tentar, de alguma maneira, melhorar isso, é essa força que a associação de Mauá tem. Ela possui essa marca, é representativa. E queremos dar continuidade a essa representatividade que a associação dos engenheiros de Mauá tem (...). Pretendemos intensificar parcerias e tentar tornar a associação um órgão de consulta para a sociedade em geral. Queremos que a OAB, a Prefeitura de Mauá e outras entidades busquem na ASSEAM uma fonte de informações e de consultas técnicas”, destacou o engenheiro, que ainda reforçou o desejo de seguir conversando com membros do Poder Público e com líderes de outros setores, como representantes da indústria e do comércio local, para que, enfim, todos possam trabalhar em conjunto. 

“Precisamos fazer um esforço para que isso seja mudado e que consigamos colocar a ASSEAM onde ela tem de estar. Em questões jurídicas, eles (Poder Público) vão consultar a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e nós queremos que quando houver questões técnicas de engenharia, seja de qualquer setor, que a ASSEAM seja consultada como um órgão técnico. Sabemos que existe o interesse, mas precisamos transformá-lo em ações efetivas”, afirmou o engenheiro. 

Por fim, Ribeiro afirma ter a intenção de promover ações que possam aproximar da associação não apenas os engenheiros e agrônomos já formados, mas também quadros mais jovens que possam contribuir com energia e novas ideias. “Desejamos também trazer os recém-formados, os estudantes, fazer parcerias com as universidades que formam esses profissionais para próximos da associação. Já fizemos alguns contatos para que haja convênios neste sentido e queremos colocá-lo em prática o quanto antes”, concluiu.