Giárdia: você sabe o que é isso?

Você sabe o que é giárdia? Com certeza, alguns de vocês já devem ter ouvido falar sobre essa condição. Entretanto, o que ela significa para a saúde de nossos pets? Bem, a giárdia é um protozoário que infecta o intestino de cães, gatos e até de humanos (sim, é uma zoonose!), tendo como meio mais comum de contaminação pela água. Os chamados cistos (forma infectante) podem, inclusive, permanecer por bastante tempo ativos em ambientes úmidos e em alimentos. 

A giardíase com sintomas ocorre com mais frequência em filhotes do que em adultos. Porém, ultimamente estamos observando a incidência de muitos casos em pets adultos, especialmente no período de verão. 

Alguns dos sinais clínicos da doença são diarreia intermitente, que pode ter muco (catarro) e um pouco de sangue; vômitos; desidratação; falta de apetite; perda de peso; e apatia por dor abdominal. Em alguns casos, essa condição pode levar a óbito. 

Um dos métodos de detecção mais eficientes desta doença é a realização de exame de fezes de três dias seguidos. Além disso, existe ainda o teste de Elisa (teste rápido) que também é bastante efetivo. Fica a cargo do médico veterinário decidir qual método utilizar. Um tratamento de suporte é empregado nesses casos, com medicações capazes de matar o protozoário e cessar a infecção. 

A prevenção deve ser feita com limpeza sanitária efetiva do ambiente onde o pet frequenta. Também é muito importante que os humanos lavem bem as mãos antes de comer ou manusear alimentos. 

Como medida profilática, atualmente temos uma vacina contra a giardíase disponível para cães que reduz de maneira eficaz a incidência, a severidade e a duração da eliminação dos cistos. A vacina pode ser aplicada após o término do protocolo vacinal de V10 em filhotes. São aplicadas duas doses com intervalo de 21 a 30 dias entre elas. A imunização deve ser repetida com uma dose anualmente. 

Vale ressaltar que o animal só́ torna-se imunizado 15 dias depois da aplicação da segunda dose da vacina. Muitos estudos relatam que o imunizante serve também como tratamento para giardíase recorrente. 

Essa vacina não entra no protocolo de vacinas obrigatórias, mas como sempre digo em consultas, essa é uma imunização a mais para seu cão. Indico, principalmente, para pets que tem convivência com crianças, por conta do forte contato e falta de cuidados após as brincadeiras, já que trata-se de uma zoonose.