Casos de varicela aumentam durante a primavera

Por Portal Opinião Pública 29/09/2023 - 10:43 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Com o fim do inverno e início da primavera aumentam os casos de catapora, também conhecida como varicela, uma infecção viral comum que atinge as crianças e os adultos não vacinados. De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente são registrados cerca de 150 mil casos.

Segundo o médico Valdir Russo, clínico geral do hospital Santa Casa de Mauá, a transmissão do vírus varicela-zóster é rápida e está ligada à baixa taxa de vacinação. “Se tratada corretamente a catapora não oferece riscos, especialmente nas crianças. Adolescentes e adultos precisam redobrar os cuidados, pois o quadro pode se agravar com sintomas intensos. Já as gestantes, bebês, idosos e os imunossuprimidos precisam de cuidados ainda maiores”, alerta o especialista.

A contaminação ocorre a partir do contato direto com o vírus, seja por meio de objetos, por secreções ou mucosas de pacientes infectados. A doença é altamente contagiosa e por essa razão o paciente deve ficar em isolamento.

Os cuidados são muito importantes para que a doença não evolua para formas mais graves como a infecção bacteriana na pele, que causa infecção generalizada ou sepse. Outras complicações são as neurológicas, como a encefalite viral e a pneumonia.

Entre os sintomas estão a febre, o cansaço, a perda de apetite, mal-estar, dores de cabeça e manchas vermelhas, que se transformam em bolhas e depois em crostas, as quais coçam bastante e aparecem inicialmente no abdômen e nas costas, espalhando-se pelo corpo.

O diagnóstico é clínico e o tratamento ocorre com cuidados e medicação que atuam nos sintomas, especialmente da febre e da coceira. Prevenir a doença por meio de vacinação é a melhor pedida.  

“Geralmente, os casos de catapora aumentam no início da primavera em razão das mudanças bruscas de temperatura e de uma queda na imunidade após o inverno. Além disso, a baixa adesão à vacinação também colabora para os surtos sazonais”, explica o médico Valdir Russo.