Estudo indica que anticorpos contra Covid-19 podem ficar mais fortes após seis meses

Por Portal Opinião Pública 21/01/2021 - 12:22 hs
Foto: Freepik
Estudo indica que anticorpos contra Covid-19 podem ficar mais fortes após seis meses
Estudo que indica fortalecimento dos anticorpos foi publicado nesta semana

 

Um estudo publicado na revista “Nature” apontou que os anticorpos produzidos por pessoas que tiveram Covid-19 se fortaleceram depois de um período de seis meses após a infecção. O artigo foi divulgado nesta segunda-feira (18), na mais recente edição da publicação científica, uma das mais respeitadas do mundo. As informações são das jornalistas Lara Pinheiro e Mariana Garcia, do portal G1.

Ao todo, 87 pessoas com idades entre 18 e 76 anos participaram do experimento e tiveram amostras de sangue analisadas depois de seis meses da infecção. O estudo foi conduzido por cientistas brasileiros e de outros países na Universidade Rockfeller, nos Estados Unidos.

De acordo com os resultados, o fortalecimento dos anticorpos estaria ligado às células B, que têm a função de defender o corpo humano. No caso da Covid-19, essas células reconhecem uma parte do coronavírus e a partir daí, criam anticorpos para combatê-lo.

Um dos responsáveis pelo estudo, o brasileiro Julio Cesar Lorenzi, explicou ainda ao G1 que as células B vão para uma parte do sistema imune, onde se fortalecem e depois deste processo passam por mutações que melhoram o reconhecimento do vírus no organismo.

Por fim, o cientista afirmou que nenhum dos pacientes testados apresentou uma nova infecção, uma vez que não foi registrado aumento de anticorpos em seus corpos. Além disso, mesmo com uma queda de anticorpos neutralizantes nos voluntários testados, eles foram capazes de neutralizar o vírus novamente depois de seis meses.