Índia libera exportação de vacina para o Brasil

Por Portal Opinião Pública 21/01/2021 - 15:43 hs
Foto: Paul Biris / Getty Images

O secretário de Relações Internacionais da Índia, Harsh Vardhan Shringla confirmou nesta quinta-feira (21) que o governo do país autorizou o envio das vacinas AstraZeneca/Oxford para o Brasil. A expectativa é de que as doses sejam liberadas nesta sexta-feira (22) e cheguem no dia seguinte ao território brasileiro. 

Fabricada pelo laboratório Serum, a vacina AstraZeneca/Oxford foi aprovada para uso emergencial no último domingo (17) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e encomendada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que ficará responsável por sua produção em território nacional. 

Entretanto, o governo indiano acabou não liberando a exportação das duas milhões de doses ao Brasil, no último fim de semana, devido ao início da campanha de imunização no país. Já no começo desta semana, a Índia acabou enviando remessas do imunizante a países como o Butão e Bangladesh, com quem faz fronteira. 

Com a liberação, a vacina AstraZeneca/Oxford deverá ser incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 junto da CoronaVac, único imunizante utilizado no país até o presente momento.