Cultura Estadual tem novo Secretário Executivo

Por Portal Opinião Pública 04/08/2022 - 09:34 hs
Foto: Divulgação

Rogério Custódio de Oliveira assume setor de gestão

Rogério Custódio, ex-secretário de Gestão da prefeitura de Santos assumiu a secretaria-executiva da pasta paulista. Ele ocupou a cadeira de Claudia Pedrozo, que foi direcionada para auxiliar na fase final do restauro do Museu do Ipiranga, que será entregue para os 200 anos da Independência do Brasil, em setembro.

Rogério será responsável por articular e viabilizar políticas culturais com as prefeituras do Estado. “A distribuição de recursos será por meio de editais. O diálogo com os municípios também será baseado em pesquisas, para conhecer e adequar suas necessidades e potencialidades na área cultural ao que é exigido para a liberação de verbas”, resume.

Com formação em Relações Internacionais e pós-graduando em Gestão Pública, aos 45 anos, Rogério está otimista com o novo desafio, apesar das incertezas das eleições sobre a continuidade do projeto. “O orçamento do Governo vai até 31 de dezembro. Seguimos planejando e trabalhando”.

Na Sala São Paulo o novo secretário executivo da cultura do Estado, Rogério Custódio, recebeu o ator e produtor cultural de Mauá Valter Carriel para um bate-papo e falou sobre as Fábricas de Cultura, 12 unidades já instaladas pelo Estado em modernos prédios, com cerca de 6.000m², com salas devidamente equipadas e teatro de 300 lugares, constituindo-se como um ponto de encontro, um espaço para dinamizar e acolher as manifestações locais, onde grupos e artistas do entorno realizam ensaios, vivencias e apresentações. 

VCExiste a possibilidade de instalação de uma Fábrica de Cultura 4.0 na cidade de Mauá?

RC – Sim. As fábricas de Cultura 4.0 fazem parte de um projeto do governo do Estado cujo objetivo é levar cultura às áreas de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. As Fábricas são centros culturais modernos e bem equipados que contam com bibliotecas, atividades culturais, cursos, espetáculos, estúdios, teatros, etc. Tudo oferecido gratuitamente. A cultura é uma ferramenta para inclusão social e valorização do ser humano.

No ABC paulista temos apenas uma Fábrica de Cultura 4.0 que fica em SBC. Mauá tem grande potencial para receber uma fábrica de cultura.

VC – Qual o processo para que uma Fábrica de Cultura possa vir para Mauá?

RC – Acredito muito no poder do diálogo. E só dá para fazer isso dando a mão e caminhando juntos Estado e Município. Se a gente conseguir conectar o “humano” que há em nós tudo se torna possível. O Programa Fábricas de Cultura objetiva estimular o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos, por meio da valorização e ampliação de universos culturais. As Fábricas de Cultura oferecem uma diversa e intensa programação cultural no intuito de preparar os jovens para as novas profissões e oportunidades do futuro, consolidando e fortalecendo ações com a comunidade, integrando a família dos participantes, escolas, organismos sociais e entidades como parceiras. A cultura é o que nos define, norteia nossos comportamentos, pensamentos e princípios e expande nossas potencialidades. Onde arte, educação e cultura chega, a violência não tem espaço.

Valter Carriel - Especial para o Jornal Opinião Pública