A tecnologia NFC

Por Professor Fernando da Informática 19/02/2020 - 09:03 hs

As novidades tecnológicas estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, trazendo benefícios para empresas e para a sociedade. E uma das inovações que ganha mercado de forma muito veloz, pois facilita diversas operações de compra e pagamento ao utilizar dispositivos como celulares ou as novas pulseiras digitais é a ferramenta NFC. 

O sistema NFC quer dizer, em inglês, “Near Field Communication” - Comunicação por Campo de Proximidade, na tradução literal – e permite que o usuário de um aparelho eletrônico que tenha tal tecnologia interaja com outros equipamentos ao, simplesmente, aproximá-lo de outro dispositivo que também disponha da mesma ferramenta, sem a necessidade de fios para essa conexão. 

Como o próprio nome já sugere, para que o sistema NFC funcione e transmita as informações de um aparelho para o outro, é necessário que ambos – seja o celular ou a pulseira digital quanto o receptor - estejam a uma distância de pelo menos dois centímetros. Desta forma, um deles atuará de forma ativa – no caso o celular ou a pulseira -, transmitindo dados, enquanto os receptores funcionarão de forma passiva, recebendo-os. 

Atualmente, a tecnologia NFC está presente em vários aparelhos, podendo ser encontrada em diversos modelos de celulares. E ainda que não seja tão popular, muitos estabelecimentos no país já aceitam este tipo de comunicação de dados, especialmente para a realização de pagamentos. Aliás, já é uma tendência que cada vez mais aparelhos sejam vendidos com esta ferramenta. 

Entretanto, apesar de prevermos que o NFC se popularizará muito em breve no Brasil, ainda há alguns riscos a serem considerados. Nas redes sociais, por exemplo, circulam muitas informações sobre furtos e roubos de dados em torno desta nova tecnologia. Já citamos em outros artigos que a tecnologia pode ser benéfica e ao mesmo tempo maléfica, caso não saibamos como usá-la. E no caso do sistema NFC, isso não é diferente, pois apesar de ser um meio muito rápido e eficaz para a realização de algumas ações, não podemos garantir que essa ou qualquer outra inovação tecnológica é 100% segura. 

Já foram relatados casos de alguns usuários queixando-se de golpes ao tentarem utilizar essa ferramenta e sabemos que hackers e golpistas se atualizam dia a dia para burlarem a segurança das novidades que surgem. 

Além disso, o sistema ainda não é perfeito em termos de uso. Por mais que a ferramenta facilite a vida do usuário no momento da realização de um pagamento, há um limite de R$ 50 para que não seja necessária a digitação da senha na maquininha. Ou seja, caso realize-se uma compra num valor maior do que esse, o uso de senha se faz preciso. 

Quanto aos cuidados que devemos adotar para o uso do NFC, é sempre importante ficar atento sobre o que acessamos em nossos smartphones. Um simples clique em um link malicioso pode instalar um malware no aparelho, permitindo acessos fáceis a todos os nossos dados. 

Assim como diversas outras ferramentas já presentes em nosso cotidiano, o sistema NFC vem para ser mais um a agilizar nossas transações. Porém, é necessário estar sempre atento à possíveis golpes que podem nos causar transtornos e problemas.