Consórcio Intermunicipal ABC anuncia pacote de ações preventivas para a região durante o período de chuvas

Por Portal Opinião Pública 14/11/2019 - 09:39 hs
Foto: Helber Aggio-PSA / Divulgação
Consórcio Intermunicipal ABC anuncia pacote de ações preventivas para a região durante o período de chuvas
Em reunião, Consórcio apresentou novidades no pacote de ações visando a prevenção

 

Após a reunião mensal com representantes das sete cidades do Grande ABC, na última semana, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC anunciou a criação de um pacote de ações voltado à prevenção de acidentes motivados por fenômenos climáticos comuns durante o verão, entre eles as fortes chuvas, que se intensificam no final do ano. Além disso, durante o encontro, foi apresentado pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio ABC – formado pelas Defesas Civis das sete cidades -, Rafael Neves, um balanço das ações realizadas nos sete municípios no último verão, além de um prognóstico para o próximo período da estação.

Uma das grandes novidades apresentadas durante o encontro foi a assinatura de dois contratos considerados “importantes” para o combate às enchentes na região. O primeiro, no valor de R$ 2,3 milhões, é um convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para elaboração de projetos de obras de micro e macrodrenagem em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. As duas cidades têm 100% de seus territórios em área de manancial. A empresa contratada tem um ano para entrega final dos estudos.

Já o segundo contrato tem como objetivo garantir a modernização do CGE ABC, com aprimoramento e automatização do sistema de monitoramento das bacias hidrográficas do Grande ABC. A previsão é de que um investimento de R$ 1,9 milhão, também captado via Fehidro, viabilize o projeto, que prevê o diagnóstico e mapeamento das áreas com risco de alagamento ou deslizamento, instalação de 31 pluviômetros (medidor do nível de águas de chuvas) e 13 fluviômetros (medidor do nível de água dos rios), além de software para gerenciamento permanente de qualquer situação de adversidade climática que envolva as sete cidades. A empresa contratada terá nove meses para conclusão do serviço.  

Além disso, dois novos canais para divulgação de boletins meteorológicos foram apresentados pelo grupo, sendo um perfil oficial no Facebook (www.facebook.com/cgeabc) e outro no Twitter (www.twitter.com/cge_abc). As duas contas serão abastecidas de informações pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC), mantido pelo Consórcio ABC.

A ideia é que os dois perfis façam publicações diárias de avisos climáticos, sendo o último do dia, por volta das 20h, com a previsão do tempo do dia seguinte. Ainda de acordo com o Consórcio Intermunicipal, estas mídias estarão em monitoramento integral, durante o verão, emitindo possíveis alertas de fortes chuvas à população a qualquer momento do dia, segundo a intensidade do evento climático. Os dois novos canais também terão a companhia do aplicativo Alerta ABC, outra ferramenta administrada pelo Consórcio ABC, que continuará publicando boletins meteorológicos diários. O sistema está disponível para ser baixado gratuitamente nos sistemas IOS e Android.

“Estamos realizando a melhoria nas ferramentas tecnológicas de comunicação de avisos meteorológicos na região, que já tem um sistema pioneiro. Queremos que essas redes sociais e o aplicativo sejam referência para as pessoas em relação à prevenção a acidentes no período de chuvas. O objetivo é salvar vidas e evitar prejuízos materiais com mecanismos que levem informação à população”, afirmou o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra. Além dele, participaram da Assembleia Geral os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, além dos secretários de Assuntos Jurídicos de Diadema, Fernando Machado, e de  Relações Institucionais de Mauá, Carlos Tomaz.

“Estamos investindo em prevenção e informação para que os impactos das chuvas no Grande ABC sejam cada vez menores”, completou.    

Transporte 

A reunião entre os representantes das sete cidades do Grande ABC não discutiu somente as ações de prevenção ao período de chuvas nas cidades. No encontro, foi aprovada também a participação de vereadores da região em duas comissões, que serão formadas para acompanhamento das discussões sobre o BRT (Sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus) ABC e modernização da linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Cada legislativo municipal deverá indicar um nome para compor o grupo. A ação faz parte dos trabalhos do Conselho Consultivo Político Permanente, formada este ano no Consórcio ABC.  

“Foi uma sugestão dos parlamentares para que as Câmaras participassem desse debate. Formalizamos isso hoje”, comentou o Paulo Serra.