Para uma boa saúde, idoso necessita de alimentação equilibrada

Por Santa Casa de Mauá 27/02/2018 - 10:06 hs

O processo de envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida, sendo influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. Uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas, por exemplo, são medidas importantes para auxiliar um envelhecimento ativo.

Segundo a nutricionista Pamela Janes da Silva, da Santa Casa de Mauá, para envelhecer com saúde e qualidade de vida, como também em todas as fases da vida, a alimentação deve ser variada e equilibrada, referenciada pela cultura alimentar, harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura do ponto de vista da higiene. “É importante estabelecer rotinas saudáveis de vida, mesmo nas idades mais avançadas, para poder manter o corpo, a mente o espírito em equilíbrio”, ressalta a profissional.

Pensando nesse quesito, o Ministério da Saúde desenvolveu em 2009 os “Dez passos para alimentação saudável para o Idoso”, que demonstra de forma prática como incluir a alimentação saudável no dia a dia dessa população: 

1º passo -  Faça pelo menos cinco refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, e jantar).

2º passo - Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho e trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca/ macaxeira/ aipim, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3º passo - Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4º passo - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5º passo - Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6º passo - Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite extra virgem, manteiga ou margarina.

7º passo - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, duas vezes por semana.

8º passo  - Diminua a quantidade de sal na comida.

9º passo - Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições, evite tomar líquidos durante as refeições.

10º passo - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

“As informações acima são de caráter educativo e não substituem a consulta nutricional. Portanto, procure um nutricionista para que o seu cardápio seja elaborado de acordo com suas necessidades fisiológicas e nutricionais”, ressalta Pamela.