Por dentro da Campus Party

Por Professor Fernando da Informática 12/04/2018 - 10:38 hs

Maior acontecimento de tecnologia do mundo, a Campus Party - realizada anualmente no Brasil, reúne um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. O evento já está em sua 11ª edição, e aconteceu entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, na arena do Anhembi, em São Paulo.

Em 2018, a Campus Party manteve uma grade de programação com palestras, debates e oficinas, atividades que atraem o público que pode ficar por dentro de temas como inovação, ciência, cultura, universo digital e empreendedorismo. De acordo com a organização do evento, foram aproximadamente 900 horas de conteúdo em nove palcos temáticos distribuídos pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Um dos destaques do evento foi o espaço Educação do Futuro, que reuniu diversas atividades para representar elementos de programação aos participantes de uma forma lúdica. No mesmo local, a Campus Kids permitiu o debate sobre a educação aliada à tecnologia. É bom ressaltar que uma grande premissa no ensino da tecnologia nas escolas, hoje em dia, é despertar e incentivar a criatividade, promovendo e inclusão digital por meio de novos métodos.

Os amantes de jogos também puderam se divertir bastante na 11ª edição da Campus Party Brasil. Oferecendo uma poderosa conexão de internet de até 40GB de velocidade, os ‘gamers’ aproveitaram bastante essa oportunidade para se divertirem em partidas on-line e na arena de games, e também para experimentarem downloads.

Outra grande atração do evento foi a corrida de drones. A modalidade, que tem crescido bastante nos últimos anos, teve um espaço totalmente dedicado a ela, com obstáculos para desafiar os participantes. Tanto pilotos profissionais quanto amadores puderam participar das corridas, levando os espectadores à loucura. Confesso que adorei esta parte do evento, pois deu para notar a seriedade com a qual os pilotos levavam a competição, realizando testes e ajustando cada detalhe de seu drone para obter o melhor desempenho.

Entre as novidades deste ano, a Campus Party ofereceu boas atrações, como a primeira participação do escritor, cartunista e empresário Mauricio de Sousa, que trouxe a palestra Dos Gibis à Internet: Contando Histórias ao Longo do Tempo com a Turma da Mônica”. O Trono de Sansões também foi bem disputado entre os visitantes, que queriam registrar suas fotos como Donas e Donos da Rua. A MSP (Projeto da Mauricio de Sousa Produções) ainda criou o espaço #Obligado, para que os fãs pudessem gravar uma mensagem para o pai da Turma da Mônica. Alguns recados foram exibidas durante a palestra.

Outro fator interessante foi a presença de muitas startups, que são empresas de pequeno porte e emergentes, que podem ser definidas como empresas iniciantes. Durante a Campus Party, muitas delas puderam fazer o famoso “Networking”, além de receberem as visitas dos campuseiros e empresários, para quem puderam apresentar seus trabalhos e, consequentemente, fechar parcerias.

Além de trazer novas esperanças à quem participa, a Campus Party te oferece muito conhecimento, atualizações e possibilidade de networking. E não podemos deixar de falar que este evento é simplesmente fantástico e enriquecedor.  É claro que recomendo a todos essa experiência e espero estar na 12ª edição deste fenomenal evento.