Inteligência artificial

Por Professor Fernando da Informática 25/03/2019 - 16:27 hs

Você sabe o que é inteligência artificial? Se você já ouviu falar desta modalidade em algum lugar, mas não tem total compreensão sobre o seu conceito, aqui vai uma breve explicação: esse é um ramo de pesquisa da ciência da computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o nosso raciocínio, ou seja, a forma com que pensamos, característica única dos seres humanos. 

Com o atual avanço tecnológico, os trabalhos envolvendo o desenvolvimento da inteligência artificial já podem ser vistos em diversos campos e possui uma infinidade de possibilidades. Indo além do ponto de vista cognitivo, por exemplo, uma das ambições que envolvem as pesquisas sobre essas tecnologias é a tentativa de fazer com que características como a criatividade, as emoções e os sentimentos humanos possam também ser reproduzidos pelas máquinas. Essa simulação do comportamento inteligente seria feita através de algoritmos e técnicas que aparentem situações consideradas especificamente humanas, tais como compreensão de linguagem natural, reconhecimento de padrões, jogos de estratégia, demonstração automática, etc; 

As tecnologias atuais também permitem funções como o reconhecimento facial em fotografias, método já disponível em redes sociais - como o Facebook, por exemplo -, e que consiste em uma forma de reconhecimento virtual dos traços da fisionomia da pessoa para associá-la com o seu perfil naquela mídia. 

Este campo tem se expandido rapidamente e um dos destaques é o trabalho feito pelo grupo Itaú Unibanco, que agora investe em câmeras com inteligência artificial para o monitoramento de segurança em suas agências. A instituição fez a instalação dos equipamentos em diversas unidades de atendimento no Brasil durante o ano de 2018 e, com os resultados positivos, está ampliando em sua rede física. Por meio de um banco de dados, essas câmeras são capacitadas para fazer a identificação de atividades suspeitas e objetos como armas de fogo e barras de ferro. Assim, torna-se mais fácil ter uma reação rápida, ágil e efetiva quando alguma situação estranha acontecer. 

Outra utilidade da inteligência artificial tem sido colocada em prática para ajudar em tarefas diárias, como dirigir. O Waze, aplicativo muito utilizado por motoristas, por exemplo, prevê as melhores rotas a partir da sua localização com apenas um clique, enquanto carros com piloto automático usam as técnicas para evitar engarrafamentos e colisões. 

O Google, que talvez seja a principal empresa deste ramo atualmente, por sua vez, consegue preencher automaticamente as buscas utilizando recursos de inteligência artificial e também prever o que você quer pesquisar com grande precisão. 

As tecnologias baseadas na inteligência artificial vêm demonstrando um avanço significativo no universo de consumos eletrônicos e estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Por esse motivo, precisamos nos manter atualizados sobre esse assunto no futuro.