Coronavírus e tecnologia

Por Professor Fernando da Informática 13/05/2020 - 09:32 hs

Em um momento tão delicado esse, em que temos vivido o auge da pandemia do novo coronavírus, responsável pela COVID-19, a tecnologia tem sido uma importante ferramenta ao redor do globo, auxiliando seus usuários a obter novas informações, a divulgação de estudos sobre a doença e nos auxílios social, governamental e empresarial no combate a enfermidade que já contaminou mais de um milhão de pessoas e matou milhares de cidadãos. 

Como sabemos, não é de hoje que as novas ferramentas e plataformas tecnológicas se tornaram essenciais em nossa sociedade. Vivemos em uma época em que somos bombardeados de novas informações e notícias por meio de sites, redes sociais, blogs e aplicativos, tudo isso na palma de nossas mãos, por meio de computadores, notebooks, tablets ou celulares. De fato, muitos dispositivos se tornaram populares entre nós. Porém, esse setor é muito mais amplo do que por vezes imaginamos. 

No momento, grandes soluções para o combate do surto do novo coronavírus têm sido oferecidas, principalmente nos segmentos de inteligência artificial e ciência de dados. 

Na Austrália, por exemplo, houve o lançamento de um aplicativo para smartphones destinado a rastrear os contatos das pessoas infectadas com o novo coronavírus, com o objetivo de romper a cadeia de contaminação. A novidade foi anunciada pelas autoridades do país, ao mesmo tempo em que destacaram que o software respeita a vida privada de cada indivíduo. 

O aplicativo, que recebeu o nome COVIDSafe, utiliza tecnologia Bluetooth e pode ser consultado pelas autoridades de saúde quando um usuário for diagnosticado com a COVID-19. 

Já em Israel, uma startup local chamada Sonovia trabalha em modelos de máscaras faciais antibacterianas elaboradas a partir de nanopartículas oxidantes, que podem reforçar a proteção contra o contágio em unidades do sistema de saúde. 

Enquanto isso, no Brasil, além de pesquisas e estudos para a fabricação de vacinas, grande parte das ferramentas tecnológicas estão sendo utilizadas na área social. Um exemplo disso é o aplicativo PicPay, por meio do qual é possível requisitar o auxílio para obtenção do “Bolsa Merenda”, do Governo do Estado de São Paulo. Outro app que tem sido bastante usado é o da Caixa, para a obtenção do auxílio emergencial. 

Quem também tem utilizado as novas tecnologias é a classe dos artistas, uma das mais impactadas por conta da pandemia. Com os shows e espetáculos suspensos enquanto essa crise não é sanada, muitos músicos estão recorrendo às “lives” em suas casas para levar um pouco de alegria aos cidadãos que estão em quarentena. Situação semelhante também é vivida na área da educação, com muitas escolas aderindo ao EAD (Ensino a Distância) nas plataformas digitais para garantir que seus alunos sigam estudando mesmo em meio a pandemia. 

Enfim, a tecnologia está sendo utilizada em grande escala e tem sido de grande auxílio em todos os aspectos na luta contra o coronavírus. Esperamos que dias melhores cheguem para toda população mundial, para que possamos viver novamente uma vida normal.