Novas práticas tecnológicas

Por Professor Fernando da Informática 10/08/2021 - 09:06 hs

Vivemos em um mundo onde, cada vez mais, a evolução tecnológica faz parte do nosso dia a dia. Se você prestar atenção, verá que diversos equipamentos estão integrados aos nossos afazeres corporativos e/ou sociais. E, com isso, nossa vida tem ficado muito mais fácil e prática. 

Hoje, por exemplo, já não precisamos sequer sair da cama para ligar ou desligar um aparelho, pois por meio de determinadas ferramentas é possível desligar uma lâmpada ou ligar um ventilador. Certos dispositivos já possuem também tecnologia suficiente para auxiliar pessoas com deficiência. Outros campos podem nos ajudar a fazer negócios sem sequer sairmos de casa. 

Por isso, apresentarei neste artigo três ferramentas que estão ganhando popularidade e adeptos: os óculos inteligentes, a Alexa – assistente virtual da Amazon – e o Marketplace. Vejamos o que cada um destes recursos nos oferece. 

Óculos inteligentes 

Os óculos inteligentes têm sido uma grande sensação no mundo atual por conter uma tecnologia capaz de ajudar pessoas com deficiência visual e/ou auditiva. Por meio deles, é possível que seu usuário ative funções que melhoram sua visão ou audição, otimizando assim a exibição de informações sobre diversos itens. 

Esse dispositivo ainda pode ser conectado a smartphones, o que favorece a transmissão de informações obtidas pelo usuário. 

Alexa 

Cada vez mais popular nos lares de muitas pessoas, a Alexa é a assistente virtual da Amazon que funciona junto aos dispositivos Echo Dot (uma pequena caixa de som) e Echo Show (um pequeno display) - utilizados para fazer a comunicação entre o usuário e a assistente – e que já nasceu com o conceito de nos auxiliar no dia a dia. Essa talvez seja, inclusive, a grande sacada da Amazon, em relação a suas concorrentes Apple, Google e Microsoft e suas assistente Siri, Google Assistente e Cortana, respectivamente. 

Sendo uma assistente conversacional, a Alexa é capaz de executar tarefas simples, como configurar alarmes, informar a situação do trânsito ou a previsão do tempo, tocar uma playlist de músicas ou reproduzir podcasts em ferramentas de streaming e até mesmo auxiliar em compras nas lojas da Amazon. Além disso, ela também é capaz de entender contextos e, quando conectada a outros dispositivos inteligentes, controlá-los de forma prática e ágil. 

Com certeza esse tipo de tecnologia fará parte de nossas vidas com maior frequência em um futuro próximo. 

Marketplace 

O marketplace nada mais é do que um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa "mercado", e place, que significa "lugar". Portanto, ele é um atalho para levar seus produtos de encontro aos seus clientes. 

Essa tendência, que caiu no gosto popular brasileiro, também é conhecida como uma espécie de shopping center virtual, sendo considerado muito vantajoso ao consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilitando assim a procura pelo melhor item com o melhor preço. 

Várias organizações já aderiram essa nova tendência como as lojas Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre e OLX. E a tendência é que, daqui em diante, mais estabelecimentos usufruam desta ferramenta. 

É fato que os mecanismos de tecnologia apresentados acima estão ajudando seus usuários de diversas maneiras. Organizações empresariais estão cada vez mais imersas dentro deste mundo e os consumidores comuns vão, aos poucos, adotando os mesmos auxílios em busca de maior comodidade, o que mostra que a tecnologia é um fator extraordinário em vários aspectos. E a tendência é evoluir sempre. 

Por isso, fiquem sempre antenados em nossos artigos para saber quais são as novidades tecnológicas da vez.