Dra. Sandra fala sobre a importância da prevenção para a saúde feminina

Por Dra. Sandra 29/03/2022 - 12:05 hs

Profissional da área da saúde há 43 anos, formada em odontologia e ciências biológicas e especialista em saúde pública, a doutora Sandra Vieira é uma das grandes referências da cidade quando o assunto é saúde feminina. E no mês da mulher, a Revista SUCESSO conversou com a dentista em busca de orientações que possam aumentar a conscientização de nossas leitoras sobre a importância de cuidar bem de sua saúde. 

Como uma profissional da área odontológica, a Dra. Sandra Vieira não poderia deixar de falar sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. Segundo ela, não são raros os casos de pessoas que deixam os cuidados odontológicos de lado, o que se torna uma questão bastante preocupante, uma vez que muitas doenças podem ser descobertas por meio de consultas com um dentista. 

“Muitas pessoas esquecem que a saúde geral do corpo inclui a saúde bucal. É muito importante que exista esse acompanhamento desde criança para termos, além de dentes saudáveis, uma boa saúde articular bucal que nos permita manter a saúde geral perfeita. Muitas mulheres acabam não tendo essa preocupação, por isso é importante orientá-las quantos aos cuidados necessários, já que várias doenças podem ser descobertas através de um exame odontológico”. 

Dra. Sandra também disse ser fundamental, para mulheres de qualquer idade, a realização de consultas periódicas, pois são essas visitas ao médico que trazem um panorama mais claro de como anda a saúde da paciente e o que pode ser feito para corrigir ou evitar problemas. 

“Os cuidados começam com consultas regulares, não só no clínico geral, mas também no ginecologista, que cuida da saúde da mulher. É importante que as mulheres se preocupem com isso desde jovens, porque muitas só procuram um ginecologista depois de adultas. É fundamental às mulheres irem a um posto de saúde, próximo de sua residência, procurar por essas consultas para que elas tenham uma boa saúde desde jovens”, explicou Dra. Sandra, que sublinhou ainda a importância da prevenção e da adoção de hábitos saudáveis para evitar doenças. 

“A prevenção é fundamental. É necessário prestar atenção a alimentação e mudar alguns hábitos para evitar o sedentarismo. É muito bom que a mulher pratique algum esporte ou atividade física desde jovem para que ela não se torne uma pessoa sedentária, pois com o passar dos anos isso influencia muito na saúde. E também não podemos nos esquecer de abandonar hábitos ruins”. 

Por fim, a especialista em saúde pública ressaltou a importância da comunicação entre pais e filhos por uma conscientização sobre a prevenção a doenças e dos cuidados com a saúde mental. 

“É importante que a família oriente as crianças e jovens e que as mães levem seus filhos ao médico para que eles tenham a orientação de um profissional sobre os cuidados que eles precisam ter com seus corpos. Aí você tem uma junção da família com a área médica”, disse. “É muito importante também que haja locais para que as mulheres possam receber atendimentos psicológicos. Existem muitos casos em que a mulher não precisa ser cuidada fisicamente, e sim psicologicamente, pois muitas doenças são resolvidas através de um atendimento, de uma terapia. Às vezes isso é mais prioritário na vida de uma pessoa do que um atendimento médico”, completou.