Robotização

Por Professor Fernando da Informática 25/05/2022 - 11:44 hs

Cada vez mais presente dentro dos meios empresariais, a utilização de robôs tem evoluído bastante nos últimos anos. Prova disso é a massificação de sua presença também em ambientes domésticos, de uns tempos para cá, o que mostra uma tendência da qual não devemos escapar no futuro. Sim, é provável que em alguns anos, esse tipo de tecnologia passe a ser fundamental em nosso cotidiano. 

Espécie que evolui de maneira mais rápida em nosso planeta, os robôs já estão fazendo maravilhas. Basta a realização de algumas simples pesquisas para vermos que eles já substituem os humanos em diversas atividades. Nas indústrias, por exemplo, linhas de montagens inteiras já se utilizam da robótica para agilizar o trabalho diário. Em outras áreas, como a de serviço, também já é perceptível a presença desta tecnologia. E até mesmo em casa já é possível utilizar robôs que nos auxiliam em tarefas domésticas do dia a dia. 

Aliás, dentro da indústria o uso de robôs é visto com bons olhos pela possibilidade de eles desempenharem atividades perigosas, insalubres e penosas, que poderiam de alguma forma gerar problemas de saúde para os humanos. 

No Brasil, a tecnologia robótica já é bastante presente também. Os totens digitais, onde fazemos nossos pedidos em shoppings, em redes de fast food ou no autoatendimento de um caixa em um supermercado utilizam desta tecnologia e, convenhamos, facilitam bastante nossa vida. Já em países onde esse conceito é mais avançado, há robôs substituindo a mão de obra humana em trabalhos como chapeiros ou pizzaiolos. 

Até no esporte eles estão presentes, com o Futebol de Robôs que tem ganhado destaque recentemente. No início do desenvolvimento desse segmento, os robôs jogadores ainda eram bastante limitados e faziam poucos movimentos. Mas com o passar dos anos, o nível de evolução permitiu uma grande melhora na movimentação das “máquinas”, o que avalizou até mesmo a realização de uma Copa do Mundo de Robôs. Será que um dia teremos robôs fazendo jogadas no estilo do Ronaldinho Gaúcho, do Ronaldo, do Neymar, do Messi e do Cristiano Ronaldo? Eis a questão? 

Outra prova de que estamos entrando em uma era onde os robôs estarão cada vez mais presentes em nossas vidas é o surgimento de criaturas digitais que, neste primeiro estágio, assumem as formas de cães, gatos e macacos. Porém, dentro de alguns anos eles encarnarão os seres humanos para fazer serviços domésticos, cuidar de doentes, assistir deficientes, ensinar crianças e realizar qualquer tipo de atividades até então impensáveis de serem realizadas fora do reino humano, assim como já vimos em filmes de ficção científica. 

A robotização está cada vez mais em nosso cotidiano e consequentemente essa é uma revolução sem volta. Mas tudo indica que ela irá contribuir de forma positiva para a expansão do trabalho humano.