Editorial - Outubro Rosa

Por Portal Opinião Pública 05/10/2023 - 12:01 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Outubro chegou e com ele teremos, novamente, os debates promovidos pelo “Outubro Rosa”, campanha de nível mundial que busca alertar, principalmente, as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama. E por que é importante falar e aderir a essa iniciativa? Bem, porque com as informações necessárias, fica mais fácil combater a doença.

O grande intuito da campanha “Outubro Rosa” é espalhar informações diversas sobre o câncer de mama: como realizar o autoexame para saber se tudo está bem; o que fazer caso seja descoberto um nódulo; quais hábitos ajudam a prevenir a doença; onde é possível fazer exames periódicos; quais tipos de tratamento estão disponíveis para quem é acometida pela doença; entre tantas outras. Por isso é fundamental estar atento a todas essas orientações, que em muitos casos ajudam a salvar vidas.

Assim, é preciso dar todo tipo de visibilidade a estas iniciativas como forma de conscientização da população, diante de uma doença tão perigosa. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer de maior incidência no Brasil.

Quanto mais pessoas souberem do que se trata a campanha e quanto mais referências forem feitas a ela, um número maior de mulheres poderá ser ajudado no que diz respeito a prevenção a essa doença. Desta forma, toda e quaisquer ações que possam ajudar no combate a ele precisam ser tomadas e divulgadas de maneira ampla e clara.