Editorial - Pelos professores

Por Portal Opinião Pública 19/10/2023 - 12:23 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

No último dia 15, comemorou-se o Dia dos Professores. E mais do que celebrar a data, devemos cobrar uma maior valorização deste profissional tão importante dentro de nossa sociedade.

Responsáveis pela formação acadêmica de um estudante, os professores são – em muitos casos – responsáveis também por moldar seus alunos, de alguma forma, como cidadãos. Não há como negar que bons professores influenciam positivamente um jovem.

Entretanto, eles não são valorizados como deveriam. Nem sempre há o reconhecimento pelo seu trabalho. Nem sempre há uma recompensa salarial digna com a posição que ocupam. Nem sempre há a estrutura necessária para que eles possam cumprir suas funções da melhor maneira possível. Nem sempre o professor é respeitado.

Deste modo, é preciso lutar por eles e junto deles para que haja uma maior conscientização sobre a importância dos mestres para todos nós, pois um futuro melhor passa diretamente pela educação de qualidade, que só pode ser alcançada com a valorização dos profissionais desta área.