Editorial – Preparem-se

Por Portal Opinião Pública 16/11/2023 - 10:13 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

A onda de calor que se abateu sobre o Brasil nos últimos dias, com temperaturas batendo recordes em diversas regiões do país, tem causado certo desconforto na população, que não está tão acostumada a temperaturas tão altas. E de acordo com a previsão meteorológica, ainda teremos mais alguns dias de calor intenso. E isso pode trazer consequências ruins.

Na região sul do país, por exemplo, as altas temperaturas poderão levar ao corte no fornecimento de luz de forma pontual em algumas cidades, o que deixaria a situação de muitos cidadãos extremamente difícil. Além disso, ainda conforme a meteorologia, as regiões sul, sudeste e centro-oeste poderão ver tempestades isoladas neste período, o que deixa todo mundo em alerta para possibilidades de enchentes e deslizamentos e de mais problemas.

Pegando um exemplo recente, da semana retrasada em São Paulo, uma forte chuva causou estragos pela capital e na região metropolitana e deixou milhares de pessoas sem energia elétrica por dias. Ou seja, esse é um cenário que poderá se repetir, a depender da força das chuvas que podem atingir o estado.

Já em outras regiões, a preocupação maior é com o bem-estar das pessoas, devido às temperaturas altas e ao tempo seco. Hidratar-se é essencial e não ficar exposto ao sol entre 10h e 16h é essencial para não desenvolver problemas de saúde. Porém, quem precisa trabalhar debaixo do sol, é bom se cuidar ao máximo.

É bom se preparar para os próximos dias.